[weglot_switcher]

Consórcio de empresas portuguesas compra edifício da Sumol+Compal em Faro

O grupo Rolear e a Metalofarense adquiriram o edifício que se localiza perto do centro comercial Fórum Algarve.
25 Outubro 2021, 19h38

O grupo Rolear e a Metalofarense compraram, numa operação conjunta, o edifício da Sumol+Compal em Faro, localizado na EN 125, próximo do centro comercial Fórum Algarve. A venda foi assessorada pela consultora imobiliária internacional Savills. Não foi divulgado o valor do negócio.

Com a aquisição deste imóvel, o consórcio de empresas portuguesas diz que “pretende potenciar a dinamização das suas marcas e aumentar as respetivas capacidades de armazenagem, a proximidade com os seus clientes e o portefólio de oferta de produtos”.

O Grupo Rolear teve origem no ano de 1979, com sede em Faro, inicialmente direcionado para as áreas de eletricidade, eletromecânica e bombagem, quer na comercialização por grosso, quer na realização de infraestruturas.

Já a Metalofarense é uma empresa fundada em 1958 que, desde então, tem sido um participante ativo no desenvolvimento da região do Algarve, “com um papel de destaque no setor de produtos siderúrgicos e materiais de construção”.

“Trata-se de uma aquisição importante para o desenvolvimento da empresa, também relevante por ser uma edificação icónica do concelho de Faro e até do Algarve, e ainda por ter sido levada a cabo por duas empresas da região”, revela Luís Afonso, administrador da Metalofarense.

O gestor da Metalofarense diz que é “mais um passo no crescimento da nossa atividade, acompanhando o desenvolvimento e o progresso da Região Algarvia”, acrescenta.

O edifício é composto por um bloco principal, com uma área destinada a escritórios, zonas técnicas e de apoio à atividade fabril e logística. “Em virtude de uma operação de concentração industrial, a atividade fabril no imóvel cessou em final de 1995, tendo a instalação passado a ser utilizada como centro regional de armazenagem e distribuição do portefólio de bebidas. Ao longo do tempo, e devido ao crescimento da oferta de produtos, procedeu-se a uma ampliação das instalações, com novas áreas para armazenagem. Atualmente, pode contar-se com uma área total de armazéns de 7.753,66 m2, uma área total de escritórios de 2.221,00 m2 e uma área total de logradouro de 10.474,00 m2, refere o comunicado.

Em 1968, com a constituição das empresas engarrafadoras da “especialidade de frutas” Sumol, este imóvel tornou-se emblemático, já que foi a instalação fabril, no sul do país, de uma marca com elevado reconhecimento a nível nacional, e que mantém uma forte e distinta presença no mercado português até aos dias de hoje, conquistando também o reconhecimento internacional com a presença em vários mercados além-fronteiras.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.