[weglot_switcher]

AICEP e ALDI colaboram na identificação de PME nacionais que possam ser fornecedores

O presidente da AICEP, Luís Castro Hemriques, defende que o principal objetivo com a ação Redes de Fornecedores é facilitar a substituição de importações e promover as exportações, uma vez que as grandes empresas passam a comprar a pequenas e médias empresas nacionais.
11 Dezembro 2020, 18h21

A AICEP está a colaborar com a ALDI Portugal na identificação de PME – Pequenas e Médias Empresas nacionais com o perfil adequado, para que a cadeia de supermercados possa vir a ser incluída na ação Rede de Fornecedores num futuro próximo, uma iniciativa que pretende sensibilizar as empresas para as vantagens de comprar em Portugal.

“Para a ALDI Portugal, insígnia que conta já com 83 lojas em território nacional, trata-se de uma oportunidade muito interessante. Desde a sua chegada ao mercado português em 2006, que a ALDI tem vindo a apostar na evolução e inovação do seu sortido. Para continuar a corresponder às necessidades do mercado português, a marca tem vindo a procurar privilegiar os produtores nacionais em várias categorias”, explica um comunicado conjunto da da AICEP e da cadeia de distribuição alemã.

Segundo esse documento, “a iniciativa Redes de Fornecedores promove o encontro entre potenciais clientes – grandes empresas, nacionais ou estrangeiras, que pretendem aumentar a sua base fornecedora –, e fornecedores nacionais – PME portuguesas à procura de expandir negócios”.

“Nestas ações, as PME têm a oportunidade de apresentar as suas competências às grandes empresas, com o objetivo de poderem vir a integrar a cadeia de fornecimento”, adianta o referido comunicado conjunto, acrescentando que “o objetivo primordial” desta iniciativa “é estabelecer sinergias entre empresas e substituir importações, ao mesmo tempo que se aumentam as exportações”.

Segundo a AICEP e a ALDI, “pretendemos, ainda, promover o estabelecimento de vínculos estáveis das empresas estrangeiras em Portugal com os seus fornecedores nacionais”.

“Nas Redes de Fornecedores, a AICEP desenvolve o trabalho de identificação das grandes empresas clientes e das PME fornecedoras, define a implementação e acompanhamento de todo o processo envolvente, promove a capacitação das empresas fornecedoras e o posterior ‘follow-up'”, esclarece o comunicado em questão.

“O principal objetivo da AICEP com a ação Redes de Fornecedores é facilitar a substituição de importações e promover as exportações, uma vez que as grandes empresas passam a comprar a PME nacionais. Entrando as PME nestas cadeias de fornecimento complexas e globais, têm a oportunidade de mostrar a sua competitividade e qualidade. Assim, consideramos estar a criar condições para que mais empresas portuguesas possam competir internacionalmente”, sublinha o presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.

A nota em apreço revela que a ação Redes de Fornecedores arrancou com a Mota-Engil, que já identificou 40 empresas portuguesas para incluir no seu processo de ‘sourcing’.

A cadeia ALDI conta, atualmente, com 83 lojas em Portugal e mais de 2.000 colaboradores e assume ter “um plano de expansão ambicioso, admitindo a inauguração de um número considerável de lojas em geografias onde ainda não está presente, mas também o reforço da sua presença, em algumas zonas”.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.