Atena Equity Partners vende metalúrgica ASBW

A concretização do negócio deu-se por via de um MBO. Depois de reestruturada a empresa já atingiu um volume de negócios de 34 milhões de euros. Malo Clinic e editora Leya fazem parte do portefólio da capital de risco.

A Atena Equity Partners concluiu a alienação da sua participação maioritária na ASBW, empresa do setor metalúrgico – produtora de latão e neste momento líder do mercado ibérico. A Atena afirma ter assim concluído com sucesso do processo de revitalização da empresa. A operação, realizada em Agosto passado e agora liquidada, foi concretizada no âmbito de um management buyout (MBO), que inclui membros da equipa de gestão e acionistas minoritários, refere o fundo de investimento em comunicado.

Miguel Lancastre, founding partner da Atena Equity Partners, afirma, citado pelo referido documento, que “o investimento na ASBW demonstra a nossa capacidade de reestruturar e revitalizar negócios e empresas. Em apenas quatro anos conseguimos transformar os ativos de uma sociedade insolvente numa empresa líder, que é hoje o maior produtor ibérico de lingote e barra de latão. Criámos dezenas de postos de trabalho, fomentámos as exportações e mais do que triplicámos as vendas da empresa”.

O investimento principal da Atena Equity Partners na ASBW realizou-se no início de 2016, altura em que adquiriu todos os ativos da então insolvente Alberto da Silva Barbosa & Filhos no âmbito de uma venda dos ativos em leilão. Sob a sua gestão, “a ASBW concretizou a implementação de rigorosos procedimentos de gestão de risco de oscilação do preço das matérias primas, adotou políticas de gestão de risco de crédito, apoiou o desenvolvimento dos principais clientes portugueses e reforçou as exportações, com destaque para o mercado alemão. Foram ainda realizados investimentos relevantes nas infraestruturas, que colocam a empresa muito bem preparada para uma nova fase de desenvolvimento”, conclui o comunicado.

A ASBW tornou-se numa empresa PME líder, tendo no último ano faturado mais de 34 milhões de euros, dos quais cerca de metade resultantes de exportações diretas. A empresa conta hoje com cerca de 65 colaboradores e tem capacidade para transformação de 40 mil toneladas, sendo líder ibérica no seu setor de atividade.

Fundada por profissionais com experiência em fusões e aquisições e em processos de desenvolvimento operacional, a Atena Equity Partners é uma sociedade de capital de risco que investe em empresas portuguesas líderes de mercado que apresentam fortes posições competitivas nos seus sectores.

“Os seus fundos apostam em situações de investimento onde o seu envolvimento operacional acrescente valor significativo, tais como consolidações sectoriais, sucessões, reestruturações e carve-outs”. A Atena está presente actualmente em três áreas de actividade: indústria, educação e saúde. O conjunto dos seus negócios apresentou em 2018 um volume de vendas superior a 250 milhões de euros.

Um dos últimos negócios da capital de risco foi a aquisição, em maio do ano passado, da Malo Clinic. A editora Leya também faz parte dos seus ativos.

Ler mais
Recomendadas

Empresa portuguesa desenvolve equipamento para criar quartos de pressão negativa

Tecnologia permite transformar quartos convencionais em quartos de pressão negativa para tratar doentes infectocontagiosos, bem como fazer a purificação do ar eliminando assim os vírus e bactérias e prevenindo a contaminação.

Santander Totta vai passar a pagar aos fornecedores a pronto pagamento

“Esta medida reforça o conjunto de outras que o Santander tem vindo a implementar para apoiar a economia e minimizar os impactos negativos provocados pela Covid-19, com especial foco na tesouraria e liquidez dos seus clientes”, referiu o Santander Totta.

Efacec vai para lay-off durante 30 dias a partir de 6 de abril

A empresa diz que o lay-off será aplicado “transversalmente a todos os níveis da organização”, tanto na modalidade de suspensão de contrato, como da redução temporária do horário de trabalho.
Comentários