[weglot_switcher]

A atração de talento internacional – uma estratégia global

O mercado de talentos mudou significativamente, tendo sido afetado por diferentes fatores que alteraram o modo como os candidatos procuram as organizações nas quais gostariam de trabalhar. O desafio das organizações reside, portanto, em conseguir identificar a forma e os mecanismos para atrair e reter os melhores talentos.
18 Fevereiro 2023, 21h00

Embora algumas mudanças tenham resultado da recente pandemia, atualmente existem vários fatores que têm provocado a dissonância entre as organizações e o talento, tais como, a crescente globalização, a valorização de aspetos relacionados com a diversidade, a inclusão e a flexibilidade no trabalho, bem como, diferenças no que é procurado quanto à carreira profissional.

A aquisição de talentos é o processo pelo qual as organizações identificam, atraem, selecionam e retêm indivíduos qualificados. Embora este processo estivesse comummente limitado aos líderes de recursos humanos e à equipa de recrutamento, está a tornar-se parte do trabalho de todos, na medida em que os colaboradores desempenham um papel ativo para a atração de talentos.

No que diz respeito aos esforços internacionais de aquisição de talentos, é obrigatório identificar que não se trata apenas de uma transição exclusivamente benéfica para a organização ou para o colaborador, mas tem também impacto positivo na melhoria do mundo do trabalho.

A atração de talento internacional possibilita descobrir um vasto conjunto de talentos expandindo a sua procura além do próprio país, diminuindo as dificuldades em encontrar o perfil certo para a função, especialmente quando a procura é de candidatos com habilidades muito específicas.

Os benefícios da atração de talento internacional, incide também no enriquecimento da diversidade no local de trabalho, o que por si atualmente constitui um atrativo para o talento e um aspeto diferenciador para o employer brand da organização. As equipas diversas acolhem e integram um conjunto de diferentes pontos de vista e perspetivas que melhoram a eficiência, a produtividade e a criatividade.

O recrutamento internacional permite ainda, criar oportunidades de crescimento em mercados mundiais. Uma equipa de trabalho global fornece uma visão de mercado que pode indicar para onde as organizações se podem expandir, fornecendo informações sobre o ambiente de negócios local.

A contratação de colaboradores internacionalmente, pode contribuir também para melhorar a produtividade geral, sendo o trabalho remoto uma opção atraente para o talento, possibilita um fluxo de trabalho ininterrupto em diferentes fusos horários.

Os benefícios da contratação internacional têm impactos positivos também para nos colaboradores, como é o contato com novas culturas e perspetivas. As pessoas que trabalham internacionalmente melhoram a criatividade e a empatia, bem como abrem a sua mente a novas perspetivas de vida. Por consequência, conhecer outros modos de estar e outros métodos de trabalho motivam os colaboradores a sair da sua zona de conforto, abrindo-se a novas experiências de aprendizagem. A adaptação de novos colaboradores internacionais conduz à necessidade de desenvolvimento de habilidades de networking, o que trará simultaneamente benefícios para a vida pessoal e profissional.

O recrutamento internacional constitui uma opção viável e benéfica para diversos aspetos da organização e dos colaboradores. Porém, é fundamental construir um employer brand com impacto internacional e um conjunto de políticas e práticas de gestão de pessoas capaz de competir com as empresas globalmente na atração e retenção do talento.

Conteúdo publicado no suplemento comercial Top Employers, distribuído com a edição do Jornal de Económico de 17 de fevereiro

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.