[weglot_switcher]

Acionistas apoiam EDP em processo contra Estado para travar corte de 100 milhões nas “rendas” energéticas

A China Three Gorges e os restantes acionistas de referência da EDP apoiaram a decisão da gestão liderada por António Mexia de contestar nos tribunais o corte de 102 milhões de euros nos CMEC.
5 Setembro 2018, 09h36

A EDP vai contestar nos tribunais o valor da revisibilidade final dos Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC) no valor de 154 milhões de euros, menos 102 milhões do que o apurado pela elétrica liderada por António Mexia. A decisão foi tomada com o apoio dos acionistas de referência, incluindo a China Three Gorges e os fundos internacionais que estão representados no conselho geral e de supervisão da empresa, presidido por Luís Amado, apurou o Jornal Económico.

A decisão de contestar nos tribunais a redução no valor dos CMEC foi levada ao conselho geral de supervisão e tomada com o apoio dos principais acionistas, sabe o Jornal Económico. Recorde-se que os CMEC têm estado debaixo de forte escrutínio, sendo um dos temas em análise na Comissão Parlamentar de Inquérito às chamadas “rendas excessivas” da energia. Estão também a ser investigados pelo Ministério Público, num inquérito em que António Mexia e o antigo ministro Manuel Pinho foram constituídos arguidos.

O maior acionista da EDP é o estado chinês, que controla 28% da enertégica através da China Three Gorges (23%) e da CNIM (5%). A CTG, que tem atualmente em curso uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre o capital que ainda não detém na empresa portuguesa, tem pedido ao Governo português a manutenção dos CMEC.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.