[weglot_switcher]

Açores: Sondagens apontam para empate técnico com vantagem do PS

O estudo da Aximage aponta para um empate técnico, já o estudo da universidade Católica prevê vitória do PS, mas sem maioria absoluta. Neste último cenário a direita pode liderar, caso se una ao Chega.
2 Fevereiro 2024, 16h13

As eleições nos Açores estão marcadas para domingo e, até ao momento, são conhecidas duas sondagens que pouco ou nada divergem: a da Rádio Açores e TSF e outra da Universidade Católica para a RTP, Antena 1 e Público.

O estudo da Aximage aponta para um empate técnico entre PSD/CDS-PP/PPM e o PS, com uma ligeira vantagem para a coligação (36,6% face a 33,5%), sem distribuição de mandatos.

Já a sondagem da Católica dá vitória ao PS com ligeira vantagem sobre o PSD (39% contra 36%), mas prevê um cenário em que o bloco dos partidos à direita se pode coligar e formar uma maioria absoluta. Depois do PS e PSD, é o Chega que atinge o terceiro melhor resultado (9%), um aumento face ao resultado obtido nas últimas eleições.

De recordar que, em 2020, o PS, com 39%, obteve melhores resultados do que o PSD, mas foram os sociais-democratas, com 33%, que conseguiram formar governo, através de uma aliança com o CDS, a Iniciativa Liberal e o Chega. Assim, o parlamento açoriano ficou distribuído da seguinte forma: PS com 25 deputados, PSD com 21, CDS com três, PPM, BE e Chega com dois, PAN e IL ambos com um.

Os Açores vão a eleições antecipadas porque não foi possível aprovar o orçamento. O documento contou com votos contra da IL, PS e BE e as abstenções de Chega e PAN.

Antes disso, a queda do governo açoriano começou quando o então líder do Chega, Carlos Furtado, passou a independente devido a divergências com André Ventura. No entanto, o cenário de eleições antecipadas só se começou a formar após a IL ter denunciado o fim do acordo de incidência parlamentar.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.