[weglot_switcher]

ADENE reforça na Coreia do Sul para aumentar cooperação energética

A ADENE detalha que a missão à Coreia do Sul incluiu também uma visita à sede da CS Wind, empresa líder na produção de torres eólicas, e que já se encontra em Portugal , “tendo intenções de alargar a sua presença no mercado nacional”.
28 Março 2024, 16h54

A ADENE anunciou o reforço da cooperação energética com Coreia do Sul numa missão estratégica liderada pelo Presidente Nelson Lage.

Durante uma missão estratégica, a ADENE, Agência para a Energia, “reforçou laços e explorou oportunidades de colaboração com parceiros na Coreia do Sul, com foco no avanço conjunto da transição energética”.

A visita, que decorreu entre 26 e 28 de março, abrangeu uma série de reuniões com diversas instituições coreanas de destaque, incluindo o setor público e privado, com o objetivo de criar parcerias e colaborações estratégicas”.

A ADENE reuniu com a Agência Coreana de Energia – KEA, onde foram discutidas “as melhores práticas em eficiência energética e o intercâmbio de conhecimentos, dando assim continuidade ao Memorando de Entendimento celebrado em 2023”.

O presidente da KEA, Sang Hoon Lee, enfatizou “a importância de aprender com a experiência da ADENE”, enquanto os representantes da ADENE destacaram os projetos inovadores em Portugal, especialmente no setor de edifícios e nas energias renováveis. Ambas as partes enfatizaram a importância da cooperação bilateral em áreas como a eficiência energética de edifícios e a indústria.

A ADENE – Agência para a Energia  visitou a fábrica da KIA Motors no primeiro dia de missão.

A agenda incluiu essa uma visita à fábrica da KIA Motors em Hwaseong, “onde a ADENE teve a oportunidade de conhecer o desenvolvimento da produção de veículos elétricos, após um encontro com o Vice-Presidente da KIA, HyoBum Lee, em que foi discutido o futuro da mobilidade elétrica e as novas tecnologias de veículos”.

Esta visita permitiu à ADENE conhecer as inovações coreanas no setor dos transportes sustentáveis.

“No segundo dia de visita, a delegação da ADENE reuniu-se com o Vice-Presidente da Câmara de Seul, Yeo Jang Kwon, em que o foco da reunião foi a troca de experiências na área das energias renováveis”, relata a agência.

Yeo Jang Kwon, apresentou “o ambicioso Plano de Ação Climática de Seul, centrado em setores chave como os transportes, a energia e os edifícios, tendo mostrado particular interesse no Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE), desenvolvido pela ADENE”.

Por seu lado, o Presidente da ADENE, Nelson Lage, destacou o reconhecimento internacional do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios e a sua importância na promoção da eficiência energética dos edifícios.

A ADENE detalha que a missão à Coreia do Sul incluiu também uma visita à sede da CS Wind, empresa líder na produção de torres eólicas, e que já se encontra em Portugal , “tendo intenções de alargar a sua presença no mercado nacional”.

Durante este encontro, a ADENE e a CS Wind manifestaram interesse em colaborar no desenvolvimento da energia eólica em Portugal, “um mercado com um grande potencial de crescimento”.

No último dia da missão, a ADENE reuniu-se com a SK ecoplant, empresa líder em soluções ambientais e energéticas da Coreia do Sul.

“O objetivo da reunião foi explorar áreas de cooperação em energias renováveis, gases renováveis e captura, utilização e armazenamento de carbono”, explica a agência.

“A SK ecoplant apresentou os seus projetos em curso nestas áreas, enquanto a ADENE destacou o compromisso de Portugal com a descarbonização da economia. Ambas as partes identificaram um grande potencial para a colaboração em projetos inovadores no setor energético”, acrescenta.

A missão técnica da ADENE à Coreia do Sul culminou com um encontro com a KOTRA, a Agência de Promoção de Investimentos Comerciais da Coreia do Sul, que detém um escritório em Lisboa.

“Durante a reunião, ambas as partes identificaram várias oportunidades de cooperação, em especial nas energias renováveis, na eficiência energética e outras tecnologias relacionadas com a energia”, revela a ADENE.

“A KOTRA afirmou existirem empresas coreanas com interesse em investir em Portugal, enquanto a ADENE destacou o ambiente favorável ao investimento no nosso país. A ADENE e a KOTRA acordaram em continuar a trabalhar em conjunto para identificar áreas de cooperação conjunta de modo a contribuir para o desenvolvimento de um setor energético mais sustentável em Portugal e na Coreia do Sul”, explica a agência.

Esta primeira missão técnica da ADENE à Coreia do Sul “foi o reforçar as relações entre a Agência para a Energia e a Agência Coreana de Energia (KEA), dando seguimento ao Memorando de Entendimento assinado em 2023 entre as duas instituições, e que visa fortalecer as relações entre Portugal e a Coreia do Sul e o compromisso comum na liderança da transição energética”.

Nelson Lage da ADENE, afirmou que estar “confiante de que esta missão contribuirá para o desenvolvimento de projetos inovadores e para a aceleração da transição energética em Portugal e na Coreia do Sul.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.