[weglot_switcher]

AEP acompanha empresas portuguesas à América Latina

A associação liderada por Luís Miguel Ribeiro encabeça uma missão empresarial à Colômbia e ao Panamá, a décima nestes países.
  • Bogotá, Colombia
28 Fevereiro 2023, 16h27

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) está a acompanhar um grupo de seis empresas portuguesas numa missão empresarial à Colômbia e ao Panamá, que decorre desde segunda-feira e termina no final da semana, dia 3 de março. Nestes cinco dias, as organizações estarão em Bogotá e na Cidade do Panamá a contactar com empresários locais e a explorar potenciais negócios.

“O Acordo Comercial entre a União Europeia e a Colômbia inclui liberalizações pautais totais ou parciais e a eliminação de certas barreiras regulamentares, o que permite liberalizar os movimentos de capitais, os investimentos e os mercados de contratos públicos”, diz o presidente da AEP, destacando o facto de, no ano passado, a economia colombiana ter crescido 8% e em 2023 prever-se um crescimento, apesar de inferior, na ordem dos 2%.

“Já o Panamá, pela multiculturalidade da população, é uma praça financeira em constante crescimento, o que se traduz em oportunidades em setores como as infraestruturas, a construção e o agroalimentar”, completa Luís Miguel Ribeiro, em comunicado enviado esta terça-feira aos meios de comunicação social. Além de contar com o Canal do Panamá como eixo principal e um dos principais centros logísticos a nível mundial, recorda AEP.

A missão empresarial na América Latina conta com reuniões agendadas entre os empresários portugueses e os empresários da América Latina, para, segundo a associação, dar a conhecer a realidade dos dois mercados com o objetivo de criar oportunidades de negócio em mercados recetivos aos produtos portugueses.

Esta é a décima missão empresarial organizada pela AEP à Colômbia (a primeira foi em 1998, à Venezuela e à Colômbia, e a última foi em 2020, ao Chile, Colômbia e Peru) e a sétima missão ao Panamá – a primeira foi em 2010 e a última (que juntou República Dominicana, Panamá e Costa Rica) foi em 2021.

Desta vez, quem voou para o outro lado do Atlântico foram a Atlantinivel de comércio a retalho de material de bricolage, equipamento sanitário, ladrilhos e materiais similares; a Grande Porto, de comércio por grosso não especializado de produtos alimentares, bebidas e tabaco; a Mindoll II, de fabrico de colchões; a Porto Réccua Vinhos, de produção vinícola e de licores; a consultora de gestão Proporção Nítida Unipessoal, bem como a Douros Flavours, também de produção de licores e de outras bebidas destiladas

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.