[weglot_switcher]

AEP leva seis empresas de construção a Riad

A Arábia Saudita é a maior potência do mundo árabe e está entre as 20 maiores economias mundiais. E já mostrou a sua elevada apetência para a construção civil.
14 Fevereiro 2023, 11h55

A AEP – Associação Empresarial de Portugal e seis empresas portuguesas partem esta semana para a capital da Arábia Saudita, Riad, para participar, entre os dias 18 e 21 de fevereiro, na Big 5 Saudi, a maior feira da região para a construção, materiais de construção, pedras e rochas ornamentais, tecnologias e ambiente.

“Desde 2008 que a AEP desenvolve uma estratégia de abordagem ao mercado saudita. Através da participação em diversos eventos, nomeadamente para o setor da construção/materiais de construção, continuamos a apostar num dos maiores e mais promissores mercados de todo o Golfo Arábico. O programa governamental de obras públicas da Arábia Saudita apresenta oportunidades para as empresas nacionais, o setor privado está em expansão e o consumo deverá acompanhar o crescimento da população”, recorda Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, citado em comunicado.

Esta é a segunda vez que a AEP organiza a participação na Big 5 Saudi, que conta com as seguintes empresas nacionais: Cimenteira do Louro, Balanças Marques, Carfel, GEG Engenharia, Mocaoir e MVC, Mármores de Alcobaça.

À semelhança de outros países do Golfo, a Arábia Saudita “está num processo de diversificação da sua economia. Posiciona-se como a maior potência do mundo árabe e está entre as 20 maiores economias mundiais, com um mercado altamente competitivo”. Estão em curso “importantes projetos públicos e privados para construção de infraestruturas: metro, estradas, residências, hospitais, escolas, rede de fornecimento de água e eletricidade”.

Em 2022, a Big 5 Saudi contou com 400 expositores oriundos de 35 países e com 22 mil visitantes profissionais. Para esta edição, a organização aguarda a presença de 500 expositores de 40 países e estima a visita de cerca de 28 mil visitantes.

A AEP recorda que em 2022, o projeto BOW – Business on the Way, desenvolvido pela área internacional da organização, promoveu a participação de mais de 200 empresas em 28 ações, entre feiras internacionais, missões empresariais, em 19 mercados distintos.

Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.