[weglot_switcher]

Airbnb já é mais valiosa do que as três maiores cadeias hoteleiras do mundo juntas

Em conjunto, a Hilton Worldwide Holdings, o Marriott International e o Intercontinental Hotels Group estavam avaliadas em 84,1 mil milhões de dólares (69,4 mil milhões de euros) no fecho do mercado desta quinta-feira.
11 Dezembro 2020, 14h38

A estreia da Airbnb na bolsa já era uma jogada há muito tempo antecipada e esperada, sendo que as ações da empresa encerraram em Wall Street a valorizar 144,71 dólares (119,33 euros), mais do que duplicando o valor inicial de 68 dólares (56,17 euros) por ação, fazendo com que a empresa atingisse uma avaliação total de 86,5 mil milhões de dólares (71,3 mil milhões de euros), revela o “Business Insider”.

Com tamanha avaliação, a empresa liderada por Brian Chesky já aufere de uma capitalização de mercado combinada superior às das três maiores cadeiras hoteleiras do mundo. Em conjunto, a Hilton Worldwide Holdings, o Marriott International e o Intercontinental Hotels Group estavam avaliadas em 84,1 mil milhões de dólares (69,4 mil milhões de euros) no fecho do mercado desta quinta-feira.

Além destas três cadeias hotelarias, a Airbnb ultrapassou também a capitalização de mercado da Booking, o seu maior rival no setor do alojamento local, que encerrou em Wall Street com uma avaliação de 86,2 mil milhões de dólares (71,1 mil milhões de euros).

Apesar de a entrada em bolsa por parte da Airbnb já ser bastante antecipada, a avaliação privada da empresa oscilou drasticamente devido à pandemia da Covid-19, que prejudicou o sector do alojamento local e levou a perdas significativas. Só este ano, a avaliação da empresa caiu de 31 mil milhões de dólares para 18 mil milhões de dólares (25,6 mil milhões de euros para 14,8 mil milhões de euros), tanto que Brian Chesky viu-se obrigada a despedir 25% da força de trabalho e levantou mais de dois mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros) em dívidas .

No entanto, os analistas não se mostram satisfeitos e revelam que o frenesim à volta do IPO da Airbnb revelam um otimismo insustentável nos mercados em altura pandémica e em que muitos trabalhadores no mundo perderam os seus empregos. O presidente da Heritage Capital, Paul Schatz, assumiu ao “Business Insider” que a elevada avaliação por parte do mercado mostrava “euforia e ganância”, algo que não era visto desde que as tecnológicas entraram na bolsa no final dos anos 90.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.