[weglot_switcher]

António Rios Amorim vence o prémio EY – Empreendedor do ano 2018

O atual CEO da Corticeira Amorim é o Empreendedor do Ano 2018 nos prémios da EY.
13 Abril 2018, 17h12

A Ernest & Young (EY) anuncia que António Rios de Amorim da Corticeira Amorim é o Empreendedor do Ano 2018. O executivo representará o empreendedorismo nacional na gala EY Entrepreneur Of The Year que vai realizar-se em junho, em Monte Carlo e que vai reunir os laureados dos 50 países participantes.

Na gala que teve lugar no Convento do Beato, foram ainda revelados os vencedores das categorias “Internacional” e “Inovação”. João Miranda da Frulact e Nuno Sebastião da Feedzai obtiveram, respetivamente, os prémios nessas categorias.

António Rios de Amorim, é  do grupo Amorim dedicado ao setor da cortiça, e “cedo foi envolvido nos negócios da família”, diz a EY. “Desde criança que o atual CEO da Corticeira Amorim começou a acompanhar o seu pai, tanto pelas linhas de produção de rolhas, como pelas salas de reuniões da empresa. Chega à liderança da empresa em 2001, num dos momentos mais conturbados da indústria, quando surgem no mercado produtos alternativos à rolha de cortiça. É aqui que o gestor inicia uma nova fase do negócio, liderando uma estratégia assente na investigação e desenvolvimento, de que que resultou o alargamento das áreas de aplicação da cortiça e o crescimento contínuo das exportações do Grupo”, acrescenta o comunicado.

Fundada em 1870, a Corticeira Amorim tornou-se na maior empresa transformadora de produtos de cortiça do mundo, gerando um volume de negócios superior a 640 milhões de euros e estando presente em mais de 100 países.

Por sua vez a Frulact é uma empresa de preparados de fruta para incorporação em produtos de grande consumo alimentar. A empresa gere atualmente 1.600 produtos acabados com shelf life de 45 a 90 dias, e mais de 2.000 matérias-primas alimentares, em 5 países e 3 continentes.

Já a Feedzai é uma empresa portuguesa que combate a fraude financeira através da mais avançada plataforma de prevenção de fraude à escala global, com recurso à Inteligência Artificial e a Machine Learning. Atua sobretudo no setor financeiro, tendo como clientes grandes nomes da banca mundial.

Para João Alves, Country Managing Partner da EY Portugal, a “Inovação, dedicação e estratégia são algumas das mais relevantes características dos empreendedores e que foram facilmente identificadas nos sete finalistas ao prémio deste ano. Apesar da origem e áreas profissionais distintas, todos tinham em comum o espírito de ambição e dedicação, particularidades que dificultaram a escolha do júri”.

O responsável pela consultora diz que “reforçar e promover o empreendedorismo como valor fundamental, e fator crítico de sucesso para o desenvolvimento da economia nacional, contribuir para a dinamização e distinção dos empreendedores que impactam positivamente a sociedade do ponto de vista de negócio é uma missão que tem de ser potenciada”.

“Ao exercermos este papel dinamizador estamos a inspirar as novas gerações, que vão liderar profissionalmente as próximas décadas, para que encararem o empreendedorismo como valor fundamental e fator crítico de sucesso para o desenvolvimento da economia nacional”, conclui o responsável”, acrescenta João Alves.

A EY Portugal destaca e premeia anualmente os “bons exemplos de empreendedorismo nacional, numa iniciativa que pretende ser mais do que um prémio de reconhecimento, mas sim um contínuo e permanente incentivo ao empreendedorismo nacional”, diz a empresa.

António Gomes da Mota foi o Presidente do Júri da edição deste ano, que liderou um painel de jurados independentes, no qual se incluí Bento Correia, da Vision Box e vencedor da última edição do Entrepreneur Of The Year.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.