Aplicação para poupança de combustível dá prémio Altice de inovação à Fuel Save

O Altice International Innovation Award compreende um prémio de 50 mil euros – o mais elevado na inovação em Portugal – e a possibilidade de a start up vencedora desenvovler um projecto-pilotoco com a solução proposta no quadro do grupo Altice.

A portuguesa Fuel Save, uma start up que desenvolveu uma aplicação para a poupança de combustível, venceu o Altice International Innovation Award, que compreende um prémio monetário de 50 mil euros e a possibilidade de concretização de uma experiência da empresa com o grupo Altice.

O galardão, atribuído na noite desta quarta-feira, 10 de outubro, em Lisboa, é o que tem o mais elevado prémio pecuniário entre os concursos feitos em Portugal destinados à inovação.

A Fuel Save desenvolveu uma aplicação que recorre a “dados em tempo real e algoritmos de machine learning”, permitindo dar instruções, “em tempo real e num formato semelhante ao das indicações de uma aplicação de navegação, aos condutores de camiões no sentido de melhorar a sua condução e, deste modo, poupar até 20% de combustível”. Já há cerca de 20 camiões de diferentes empresas transportadoras a utilizar esta tecnologia.

Comunicações por satélite ganham prémio Academia

A Altice explica que o Altice International Innovation Award “é vocacionado para startups e a academia e abrange três eixos fundamentais nos quais as propostas a concurso têm de incidir: Telecom, Media & Content e Data & Advertising”.

“Os participantes da Lisbon Investment Summit com o perfil adequado e propostas nestas áreas tiveram a oportunidade de participar no Altice International Innovation Award”, acrescenta.

Esta iniciativa distinguiu, ainda, na categoria Academia, Vanessa Duarte, doutoranda em Engenharia Física na Universidade de Aveiro, que propõe uma solução para uma nova geração de satélites de telecomunicações, baseados em processadores muito poderosos, com vista a alcançar uma capacidade total superior a 1 terabite por segundo.

Vanessa Duarte venceu 25 mil euros do premio Academia, mas também o Born From Knowledge (BfK) AWARDS, atribuído pela ANI – Agência Nacional de Inovação (ANI), no valor de 5.000 euros.

Ler mais
Relacionadas

Altice Labs vai apoiar iniciativa Algarve Tech Hub

Em declarações ao Jornal Económico, o CEO da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, acredita que o Algarve Tech Hub tem a capacidade de reter talento na região e atrair outro de fora.

Chave móvel digital: parte da revolução 4.0 nasceu no Estado

Suponha que quer, por exemplo (sem sair de casa) assinar um novo contrato de prestação de serviços com a sua operadora de telecomunicações. Poderá fazê-lo brevemente sem ter de imprimir o contrato, assiná-lo, digitalizá-lo e enviá-lo novamente à operadora. Bastará assinar digitalmente, utilizando a chave móvel digital
Recomendadas

Spiros Martinis Spettel será o primeiro CEO da parceira entre EDP e Engie

Mandatos na nova ‘joint venture’ vão durar três anos. No primeiro, é a EDP Renováveis a nomear o CEO, enquanto a Engie escolhe o ‘chairman’ e o COO, enquanto no seguinte será ao contrário.

Cabo Verde recompra 40% da CV Telecom e põe fim ao litígio com a PT Ventures

O Estado cabo-verdiano e a empresa detida pela brasileira Oi assinaram esta terça-feira, na cidade da Praia, o acordo que acaba com o contencioso existente entre as duas entidades.

Macedo garante que CGD está a fazer tudo para recuperar créditos a Berardo

Sem querer referir-se a Joe Berardo em concreto, Macedo disse que o banco público fará “com esse cliente como com todos”, ou seja, “todas as diligências para a Caixa ser ressarcida pelo valor que for possível”.
Comentários