[weglot_switcher]

Arábia Saudita restabelece relações diplomáticas com o Canadá

O corte diplomático tinha acontecido depois de o governo de Trudeau ter dito que o reino árabe não tinha qualquer vínculo aos direitos humanos, particularmente no que dizia respeito às mulheres.
  • 233 073 euros
25 Maio 2023, 17h59

O Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita anunciou que está a restaurar as relações diplomáticas com o Canadá. A decisão ocorre após um debate entre o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e o primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau à margem do fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico em Bangcoc, em novembro do ano passado.

A decisão pretende restaurar as relações como eram antes da rutura diplomática de 2018, numa altura em que Riad afirmou que o Canadá estaria a interferir nos assuntos internos do reino árabe.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros canadiano adiantou que Jean-Philippe Linteau seria o novo embaixador no Reino. Linteau foi recentemente o cônsul-geral do Canadá no Dubai. Para já, a Arábia Saudita não mencionou quem seria o embaixador do reino em Ottawa.

O desentendimento diplomático levou Riad a chamar o seu embaixador e expulsar o enviado de Ottawa na Arábia Saudita – que, mais ‘doloroso’ ainda, congelou novos investimentos previstos pelo poderoso Estado no Canadá, interrompeu um programa de bolsas de estudo para o país da América do Norte e suspendeu todos os voos da transportadora aérea saudita para o Canadá.

Em agosto de 2018, depois de o Ministério das Relações Exteriores canadiano ter dito na sua conta no Twitter estar “extremamente preocupado com as prisões de muitos ativistas dos direitos humanos, entre eles, Samar Badawi [defensora de direitos das mulheres]”, além de ter pedido a libertação de militantes.

De acordo com a ONG Human Rights Watch, Badawi foi presa como parte de “ações inéditas do governo saudita para desmantelar movimentos que lutam pelos direitos das mulheres, que resultaram nas prisões de dezenas de ativistas”.

Em 2018, o Ministério das Relações Exteriores saudita definiu a postura canadiana como “um ataque” ao país e destacou que “não aceitará nenhuma forma de interferência” nos seus assuntos internos.

A própria Liga Árabe tomou o partido dos sauditas. O presidente da instituição à época, Mishaal bin Fahmi Al Salami, criticou o Canadá, classificando como “negativas e irresponsáveis” as declarações das autoridades.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.