[weglot_switcher]

Cloud Híbrida oferece agilidade e operações autónomas para organizações de IT

A Cloud Híbrida é já a escolha de eleição de muitas organizações. A pluralidade de ambientes de cloud garante benefícios no custo e na agilidade, mas há desafios que podem obrigar a uma maior ponderação por parte das empresas.
12 Janeiro 2021, 07h49

 

Uma das questões mais urgentes na agenda das empresas passa pela simplificação do portfólio de aplicações implementadas em diferentes ambientes, que podem passar pela cloud privada ou pela cloud pública e edge. Importa entender como as soluções de cloud Híbrida da VMware e da EVONIC podem ajudar a sua empresa a tirar proveito de operações mais consistentes e a acelerar o trajeto para a modernização.

A solução revelou-se indispensável no processo de transição digital, especialmente no contexto pandémico que obrigou milhares de empresas a adotar o teletrabalho de forma oficiosa. Apesar do seu grau de sofisticação e flexibilidade, os especialistas apontam desafios preponderantes ao nível da gestão de custos, administração e avaliação de risco.

A consultora tecnológica EVONIC avança assim no mercado com uma oferta focada na transformação dos espaços de trabalho, nomeadamente ao nível das soluções de virtualização, automação e Cloud Híbrida, entre outras. Aqui, a diferenciação remete para o elevado nível de certificações técnicas dos seus especialistas, com foco na garantia Enterprise Solutions Provider da VMware: a consultora portuguesa é a primeira em Portugal a conseguir uma Master Competency de Data Center Virtualization da VMware.

Esta solução, quando implementada em todas as partes permite a construção de uma infraestrutura coesa com operações mais coerentes alicerçadas numa segurança intrínseca e incomparável. Alguns dos benefícios da adoção desta solução já constatados passam pela eficiência da migração (quando comparada com a cloud pública), com 69% menos custos de migração.

A proposta de valor consegue garantir ainda 263% R.O.I em três anos e 47% de equipas mais eficientes. Estes e muitos outros dados constam do white paper do IDC, The Business Value of Hybrid Cloud with VMware, que pode ler aqui.

A EVONIC é atualmente reconhecida no programa de parceiros da VMware por várias competências tais como:

  • VMware Cloud on AWS
  • Hyper-Converged Infrastructure
  • Management Automation
  • Desktop Virtualization
  • Server Virtualization

Além disso, são os únicos em Portugal a contar com um vExpert Pro na sua equipa de soluções – falamos de profissionais selecionados pela VMware pela sua contribuição para a comunidade de utilizadores de ambientes virtuais.

Os case studies de sucesso acumulam-se, mas na Executive Round Table recentemente promovida pelo Jornal Económico os especialistas de ambas as empresas apontaram alguns desafios na implementação da tecnologia de Cloud Híbrida.

O novo normal obrigou as empresas a proteger o seu negócio recorrendo a diferentes estratégias e uma delas, com cada vez mais relevância no mercado nacional, passa pelo reconhecimento dos benefícios da cloud. As organizações têm encontrado na agilidade, na transversalidade, automação e crescimento interno e externo as motivações necessárias para entrar nesta “corrida à cloud”.

Contudo, permitir uma dependência pesada destas tecnologias implica considerar o risco de “aprisionamento tecnológico” (lock-in). Ao abraçar diferentes plataformas com características tão diferentes, as organizações têm também de planear uma estratégia de saída para evitar uma sobredependência do fornecedor, mas sobretudo aperfeiçoar a sua capacidade de gestão transversal destas ferramentas.

Mas os especialistas acautelam: é necessário ponderar os custos, sim, mas mais importante é considerar esta transição como urgente e inadiável.

A EVONIC tem dado a conhecer os seus projetos nas redes sociais, nomeadamente nas suas páginas no Linkedin, Facebook e Instagram.

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a VMware e EVONIC.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.