[weglot_switcher]

Bankinter: Amortizações antecipadas em Portugal são “muito baixas”

O administrador financeiro do Bankinter, Jacobo Diaz Garcia, também adiantou que foram poucos os pedidos para aderir à medida do Governo que dá um “desconto” de 30% na Euribor durante dois anos.
25 Janeiro 2024, 12h07

Desde o final de 2022 que está suspensa a comissão de reembolso antecipado para as famílias que queiram amortizar os créditos à habitação, uma medida que foi prolongada este ano. O administrador financeiro do Bankinter, Jacobo Diaz Garcia, garante que os pedidos na operação em Portugal são muito reduzidos.

“Não tenho os números para Portugal, mas posso antecipar que são muito baixos”, afirmou o responsável durante a conferência de imprensa quando questionado pelo Jornal Económico sobre os pedidos de amortização antecipada na operação portuguesa.

Jacobo Diaz Garcia recordou ainda que a “carteira hipotecária portuguesa é mais jovem do que a espanhola”, havendo uma aposta no crédito a taxa fixa.

Em setembro, o Governo decidiu prolongar até ao final de 2024 a suspensão da comissão de reembolso antecipado para as famílias que queiram amortizar o crédito à habitação. Esta medida medida estava em vigor desde novembro de 2022 e terminava no final de dezembro.

O Executivo também aprovou uma medida para reduzir as prestações da casa durante dois anos. Na prática, as famílias vão pagar apenas 70% da Euribor durante dois anos e terão de compensar mais tarde os juros que ficarem por pagar. “O número de clientes que solicitou isto é extraordinariamente limitado e reduzido”, referiu, por outro lado, o administrador financeiro do Bankinter.

O grupo Bankinter alcançou um resultado líquido de 844,8 milhões de euros em 2023, mais 50,8% face ao período homólogo, apesar do impacto do novo imposto sobre o sector financeiro em Espanha, que foi de 77 milhões de euros. O negócio em Portugal contribuiu com 166 milhões de euros para o resultado.

Questionada sobre a possibilidade de o Bankinter vir a comprar o Novobanco, María Dolores Dancausa, CEO do Bankinter – passará a presidente não executiva a partir de março -, repetiu a posição que tem assumido nas últimas conferências de imprensa. “Não estamos interessados em comprar nenhum outro banco. Estamos bem com o crescimento orgânico”, concluiu.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.