[weglot_switcher]

BdP: Indicador diário de atividade económica “em linha” com semana anterior

O DEI permite identificar “mais facilmente” alterações abruptas na atividade económica, assentando em dados de cinco dimensões da economia: trafego de veículos pesados, consumo de eletricidade e de gás, carga desembarcada nos aeroportos e compras com cartões.
18 Abril 2024, 11h17

O indicador diário de atividade económica (DEI), que retrata em tempo quase real a evolução da economia portuguesa, registou, na segunda semana de abril, uma variação “em linha” com a da semana anterior, divulgou esta quinta-feira 18 de abril, o Banco de Portugal (BdP).

“Na segunda semana de abril, o indicador diário de atividade económica (DEI) aponta para uma taxa de variação homóloga da atividade inferior à observada na semana anterior”, refere a nota do banco central.

O DEI foi lançado em 2021 pelo BdP para identificar “mais facilmente” alterações abruptas na atividade económica, mas não constitui uma previsão oficial do Banco de Portugal ou do Eurosistema. É construído com base em dados diários que cobrem cinco dimensões da economia: trafego de veículos pesados, consumo de eletricidade e de gás, carga desembarcada nos aeroportos e compras com cartões.

De referir que a utilização deste tipo de dados de alta frequência intensificou-se na sequência da crise desencadeada pela pandemia de Covid-19.

A data prevista para próxima divulgação do DEI é  26 de abril.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.