[weglot_switcher]

Bolsa portuguesa abriu em alta ligeira a par da Europa. BCP, Galp e Mota-Engil impulsionam PSI 20

No PSI 20, das 18 empresas cotadas oito negoceiam em alta, cinco em baixa e outras cinco negoceiam inalteradas.
28 Agosto 2020, 08h51

O principal índice bolsista português (PSI 20) iniciou a sessão desta sexta-feira em alta ligeira, em linha com as principais praças europeias. O PSI 20 abriu a valorizar 0,05%, para 4.373,63 pontos.

Os investidores europeus impulsionam as praça bolsistas no Velho Continente, depois de ter sido revelado que a economia norte-americana contraiu menos que o estimado no segundo trimestre do ano.

De acordo com dados do Departamento do Comércio dos EUA, a administração norte-americana reviu a estimativa de contração do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, passando-a para -31,7%, em vez de -32,9% previstos. As medidas de confinamento adotadas a partir de março tiveram uma grande influência no PIB, uma vez que levaram a uma paragem da atividade económica. Os Estados Unidos registaram um crescimento de 2,3% no ano de 2019.

A par destes dados, a Fed avançou com alterações na sua política monetária, passando a admitir que a inflação fique acima dos 2%, por breves períodos. Assim, a Fed admite uma inflação “moderadamente” acima dos 2%, para que a economia possa criar mais emprego e beneficiar os que têm menos rendimentos.

Em Portugal, das 18 empresas cotadas oito negoceiam em alta, cinco em baixa e outras cinco negoceiam inalteradas.

Os títulos do BCP (0,30%), da Mota-Engil (0,73%) e da Galp Energia (0,66%). Entre estas destaque para a Mota-Engil, que beneficia de um acordo de parceria estratégica com os chineses da CCCC, uma das cinco maiores empresas do setor no mundo. A CCCC ficará com 30% do capital da Mota-Engil.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.