[weglot_switcher]

Brexit: Banca britânica vai ser submetida a rigoroso teste de stress

Teste de stress inclui o cenário de uma deterioração adicional da libra de 27% face a outras moedas, após a depreciação da divisa britânica desde o referendo do Brexit.
27 Março 2017, 15h21

O Banco de Inglaterra publicou hoje detalhes sobre o teste de stress aos bancos britânicos de 2017, em que vai avaliar a resistência de sete bancos britânicos face a uma crise económica a nível global e interna, noticia o Expansión.

Os maiores bancos no Reino Unido, Santander UK, HSBC, Barclays, RBS, Lloyds, Nationwide e Standard Chartered, serão submetidos a um exame adicional, além dos usuais testes de stress.

A grande novidade ao teste de stress, cujos resultados são conhecidos em novembro, é que inclui o cenário de uma deterioração adicional da libra de 27% face a outras moedas, após a depreciação da divisa britânica desde o referendo do Brexit. O objetivo é comprovar que estes bancos podem manter um nível mínimo de capital caso enfrentem uma recessão forte e tensão nos mercados financeiros.

O exame inclui o cenário de uma diminuição da atividade económica mundial de 2,4% enquanto que no Reino Unido baixaria 4,7%.

“Os grandes défices em conta corrente do Reino Unido deixa vulnerável uma  redução do apetite de investidores estrangeiros por ativos britânicos e aumenta os custos de financiamento para a economia real. O cenário adverso incorpora um súbito aumento da rentabilidade que os investidores exigem para deter activos denominados em libras esterlinas, o que está associado a uma queda no valor da libra “, diz o regulador, citado pelo jornal espanhol.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.