[weglot_switcher]

Brisa e Técnico assinam parceria para promover inovação e talento

O acordo, no âmbito da Rede de Parceiros do Técnico, prevê 100 mil euros de investimento por ano em projetos de I&D e apoio à formação por parte da Brisa.
26 Março 2024, 16h00

O Grupo Brisa anunciou esta terça-feira uma parceria com o Instituto Superior Técnico que se traduz no apoio à investigação e desenvolvimento (I&D) e ao talento da maior escola de engenharia do país por parte do grupo de infraestruturas.

“A parceria prevê o investimento de 100 mil euros ano até 2026, com a atribuição de bolsas e prémios e o reforço da presença da empresa no apoio a projetos de inovação”, adianta o comunicado da Brisa enviado às redações.

No âmbito do acordo, a Brisa vai atribuir prémios de mérito a estudantes com desempenho relevante que ingressem num curso do Técnico. Entre os apoios a concretizar estão uma bolsa de iniciação científica de mestrado (10 meses), uma bolsa de doutoramento durante três anos e o financiamento em 20 mil euros por ano a projetos de I&D e serviços de consultoria.

A Brisa revela que todos os anos será realizado um workshop Técnico-Brisa, juntando profissionais da empresa, professores e investigadores da instituição de ensino. Estes encontros, com temas enquadrados com os eixos estratégicos da Brisa, serão a base para a atribuição de bolsas de iniciação científica e apoio a teses de mestrado e de doutoramento, bem como para o apoio direto à I&D.

O grupo vai desafiar os estudantes, investigadores e docentes a apresentarem novas ideias nas áreas de vanguarda da empresa, no âmbito do TecInnov – concurso de apoio ao desenvolvimento de ideias inovadoras do IST. Esta iniciativa, já com duas edições, visa envolver estudantes e professores em projetos de inovação e empreendedorismo que potenciem a valorização económica da investigação e da formação e sejam catalisadores da transferência de tecnologia.

A empresa promovera também Talent Search Meetings, eventos personalizados que juntam estudantes do Técnico e quadros do Grupo Brisa, a maior parte antigos estudantes do Instituto e reforçará a presença nas JobShop& Semana das Carreiras, dirigidas aos cursos de engenharia civil e mecânica, organizadas pela Associação de Estudantes do Técnico. O objetivo é ajudar os estudantes na escolha do futuro profissional e, simultaneamente, divulgar as atividades e necessidades da empresa.

A parceria visa garantir a presença do Grupo Brisa na Rede de Parceiros do Técnico, enquadrada com os temas centrais da escola e as suas atividades e aproximar estudantes e investigadores dos desafios da empresa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.