[weglot_switcher]

Britânicos têm mais confiança na União Europeia que em Westminster

Segundo uma sondagem, os britânicos sentem que o bloco dos 27 é mais estável que aquilo que emana do seu próprio Parlamento. A mesma sondagem indica que a confiança na comunicação social dificilmente podia ser pior.
30 Março 2023, 10h37

Os cidadãos da Grã-Bretanha – ficando assim de fora os da Irlanda do Norte – têm mais confiança na União Europeia que no Parlamento do Reino Unido, revela um estudo agora dado a conhecer. Desde que o Reino Unido votou a favor do Brexit, a proporção de pessoas que declaram confiança no Parlamento caiu 10 pontos percentuais, para 22%, enquanto que, ao mesmo tempo, houve um aumento de sete pontos percentuais na confiança no bloco de Bruxelas, para 39%.

Os resultados do World Values Survey (WVS), que explora a confiança em instituições em 24 países, indicam que é provável que aumente o número de britânicos que defendem a reconstrução dos laços entre o Reino Unido e a União Europeia.

Citado pelo jornal “The Guardian”, o ex-ministro para o Brexit David Davis disse que a mudança foi provavelmente o resultado de “um desentendimento desagradável e maldoso” no Parlamento britânico sobre o Brexit desde o final de 2017, e que é observado como “completamente improdutivo”.

Para Davis, as crises do governo do Reino Unido sobre a pandemia e depois dela aumentaram a queda da confiança. A forma como o bloco respondeu à invasão russa da Ucrânia – nomeadamente ‘oferecendo’ a entrada do país invadido na União – também terão contribuído no mesmo sentido.

A referida sondagem indica que apenas 24% dos inquiridos disseram estar “felizes” com o Brexit, enquanto 49% disseram que estavam desapontados. Os resultados também mostram que o Reino Unido se juntou às fileiras dos países menos propensos a ter confiança no governo e no parlamento – ficando atrás da França, Alemanha, Austrália, Irão e China.

“A confiança no Parlamento caiu para metade desde 1990″, disse o professor Bobby Duffy, diretor do Instituto de Políticas do King’s College London, citado pelo mesmo jornal. “Estamos entre os menos propensos (entre os mais de 20 países do estudo) a ter confiança no governo; a confiança na política diminuiu drasticamente, particularmente em Londres; e só o Egito tem menos confiança na sua imprensa”. A confiança no parlamento caiu principalmente pela influência da geração X, millennial e geração Z.

Com apenas 13% dos inquiridos afirmando que têm confiança nos partidos políticos do Reino Unido, o país está em pé de igualdade com o Brasil, Itália e França, mas bem atrás da Noruega (36%), Suécia (32%), Canadá (24%) e Alemanha (23%). Por outro lado, o Reino Unido foi o 23.º de 24 países em termos de confiança na imprensa. A comunicação social no México, Itália, Rússia e Brasil consegue mais do dobro do nível de confiança dos britânicos.

A WVS é uma das maiores e mais utilizadas sondagens sociais académicas do mundo, em operação desde 1981.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.