[weglot_switcher]

Câmara de Almada e NOS fazem parceria para criar primeira “praia 5G” do país

A Praia Paraíso foi dotada de sistemas de inteligência artificial e analítica de vídeo, assentes na rede 5G da NOS, que suportam funcionalidades automatizadas de monitorização de pessoas, objetos e embarcações, deteção de aglomeração de pessoas e contagem de cidadãos no acesso.
2 Agosto 2021, 13h59

A operadora de telecomunicações NOS e a Câmara Municipal de Almada apresentaram recentemente a primeira praia com rede móvel de quinta geração (5G) em Portugal. A escolha, que esteve a cargo da telecom, recaiu sobre a Praia Tarquínio-Paraíso, na Costa da Caparica, para exemplificar como serão as praias do futuro.

No âmbito da parceria, a praia foi dotada de sistemas de inteligência artificial e analítica de vídeo, assentes na rede 5G da NOS, que suportam funcionalidades automatizadas de monitorização de pessoas, objetos e embarcações, deteção de aglomeração de pessoas e contagem de cidadãos no acesso à praia.

A solução implementada tem três valências principais: a segurança, a ocupação e o ambiente.

No aspeto da segurança, a solução estabelece uma linha imaginária no oceano, que permite “monitorizar as zonas de banho e detetar se algum banhista se afasta demasiado da costa”, bem como “identificar a invasão de objetos ou embarcações na zona reservada a banhistas”. Os alertas são enviados posteriormente para as entidades responsáveis pela segurança das praias, como a polícia marítima, nadadores-salvadores e entidades camarárias.

No que concerne à ocupação, foram instalados cinco postos ao longo da praia onde é possível, de forma automática, determinar a ocupação da praia e detetar zonas no areal onde se verifique aglomeração excessiva de pessoas. A solução permite, igualmente, contabilizar o número de entradas e saídas na praia, monitorizando automaticamente o fluxo de banhistas, com alteração direta do semáforo que regula os acessos à praia quando detetado que o número de pessoas por m2 se encontra abaixo ou acima do estipulado pelas autoridades.

Em relação ao ambiente, destaca-se a deteção do nível de capacidade máxima dos caixotes do lixo da praia e envio de alerta para recolha de resíduos e substituição dos contentores.

Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS, sublinha a ambição da NOS em liderar a entrega do 5G à sociedade e ao país. “A quinta geração de comunicações móveis vai acelerar muitíssimo a capacitação das cidades inteligentes portuguesas, que serão cada vez mais seguras, eficientes e próximas das pessoas. A partir de agora, Almada encontra-se na vanguarda tecnológica quanto às soluções de proteção e segurança na comunidade em contexto de turismo, um dos setores mais estruturantes da sociedade portuguesa.”

Por sua vez, Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, afirma que “Almada testa pela primeira vez em Portugal uma solução do futuro com resultados práticos a serem sentidos já no presente, que nos permitirão vislumbrar as cidades do amanhã. Almada aposta no melhor da inovação e da tecnologia, alicerçadas no valor das parcerias e da colaboração, para proporcionar níveis mais elevados de segurança e bem-estar para os seus cidadãos e todos aqueles que nos visitam.”

A rede 5G da NOS disponível nesta praia dá suporte ao sistema de monitorização e vigilância inteligente capaz de detetar automaticamente situações anómalas ou de risco para a segurança dos cidadãos. Uma vez detetadas estas ocorrências, o sistema desencadeia o envio de alertas para as entidades responsáveis pela segurança das praias (polícia marítima, nadadores-salvadores e entidades camarárias ou a alteração da cor do semáforo que regula o acesso à praia em contexto da pandemia.

Através de um sistema composto por cinco postos, cada um equipado com uma ou mais câmaras de visão artificial com lente de autofocagem e conectividade 5G, a solução tecnológica instalada na praia Tarquínio-Paraíso tem a capacidade de analisar as imagens recolhidas e processá-las em aprendizagens automáticas, complementando, por via tecnológica, a gestão em tempo real da praia.

Acessível através de um smartphone/tablet/smartwatch, toda a informação é agregada e disponibilizada numa plataforma de controlo e monitorização, que apresenta os dados de forma simples e intuitiva e emite alertas quando identifica situações de risco ou anomalias face aos parâmetros considerados adequados.

Para o futuro, empresa e autarquia garantem que a solução “ganhará funcionalidades mais avançadas”, perspetivando-se a deteção de cenários de afogamento, que desencadearão alertas imediatos. Estão ainda previstos outros desenvolvimentos como a identificação de crianças ou objetos perdidos na praia, a monitorização do mar e de outros indicadores meteorológicos através de drones autónomos, a deteção do lixo também no mar e a sua limpeza por robôs, entre outros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.