O presidente executivo da Volkswagen assume que “não faz sentido serem construídas fábricas para a construção de carros elétricos, se não existirem por perto fábricas que produzam baterias para esse tipo de veículos”. Em entrevista ao jornal “Expansión” publicada esta quinta-feira, Herbert Diess olhou especificamente para o mercado da Península Ibérica.
“Transformar uma fábrica para fazer carros elétricos não é um problema .O que não faremos é um construir um veículo elétrico em cada fábrica que temos. Serão agrupados de acordo com as economias de escala”, explicou Herbert Diess.
Analisando o mercado ibérico, afirmando que “não faz sentido fabricar carros eléctricos em Espanha, se não existem fábricas de baterias aqui. Não é rentável trazer baterias para Martorell (fábrica da Seat em Barcelona) da Polónia (onde o grupo alemão está a planear a construção de uma fábrica de baterias).” A Volkswagen criou entretanto, em conjunto com a empresa Northvolt da Suécia, um consórcio ao qual mais empresas se podem juntar para acelerar o desenvolvimento de baterias para carros elétricos em 2020.
Questionado sobre onde e quando serão feitos estes veículos, Herbert Diess, refere que será “em breve”. “Ainda não tomámos uma decisão. Neste momento, estamos a estudar a forma de como fazer baterias para veículos urbanos e permitir que seja rentável produzir esses pequenos veículos urbanos”, até porque as baterias “constituem a parte mais cara dos veículos”.
A Península Ibérica, com a Seat Martorell e a fábrica da Volkswagen em Navarra, concentra a produção dos pequenos veículos do grupo Volkswagen.
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