[weglot_switcher]

China e EUA “deveriam ser parceiros, não rivais”, diz Xi Jinping

“[Os dois países] deveriam realizar conquistas um para o outro, e não prejudicar um ao outro”, disse o presidente chinês em antecipação da visita do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, a Xangai.
26 Abril 2024, 13h03

A China e os EUA deveriam “ser parceiros, não rivais”, disse o presidente Xi Jinping esta sexta-feira, a propósito da visita do secretário de Estado, Antony Blinken a Xangai. O presidente chinês apelou ao respeito mútuo, à coexistência pacífica e à cooperação como os “três princípios principais” para as relações EUA-China.

“[Os dois países] deveriam realizar conquistas um para o outro, e não prejudicar um ao outro”, disse Xi, de acordo com a “BBC”.

Além disso, Xi Jinping disse que a China e os EUA deveriam “procurar um terreno comum, ao mesmo tempo que reservam as diferenças e não se envolvem em concorrência feroz”.

É possível que a China e os EUA “se desenvolvam juntos e prosperem separadamente”, afirmou Xi. “A China está feliz por ver os Estados Unidos confiantes, abertos e prósperos. Esperamos que o lado dos EUA também tenha uma visão positiva do desenvolvimento da China”.

O secretário de Estado, Antony Blinken, está em Xangai na sua segunda visita à China em menos de um ano, na sequência de duas visitas recentes da secretária do Tesouro, Janet Yellen.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.