[weglot_switcher]

Comic Con Portugal gerou impacto de até 89,6 milhões

Com 220 horas de programação em quatro dias de evento, a décima edição da Comic Con Portugal contou com mais de 155 mil participantes.
18 Abril 2024, 15h17

De acordo com o Estudo de Impacto Económico da BDO e uma análise realizada entre os dias 21 e 24 de março na Exponor, pelo ISAG-EBS CICET-FCVC, o impacto económico direto na região, resultante do maior evento de cultura pop da península ibérica (medido pelas despesas de consumo final dos participantes e pelas despesas da organização com a produção do evento), estima-se entre os 27,4 milhões e os 46,4 milhões de euros.

De acordo com comunicado sobre a matéria, do ponto de vista da riqueza gerada pela organização e pelas empresas cuja atividade depende da Comic Con Portugal, estima-se entre os 16,2 e 27,4 milhões de euros. “Por sua vez, ao analisarmos de uma perspetiva nacional, o evento gerou um impacto económico para o país de 53,4 e 89,6 milhões de euros”.

A Comic Con Portugal celebrou na Exponor mais uma edição, “deixando vincado em números uma evolução exponencial ao longo dos anos. A edição de 2024 testemunhou níveis recorde de satisfação, afluência e impacto económico. Durante os quatro dias, passaram pelo evento 155.234 participantes (um aumento de 27,5% face a 2022 e de quase 10% em comparação ao anterior máximo, registado em 2019, em pré-pandemia). De todos os eventos realizados pela Exponor na última década, no 3º dia de evento, foi registado como o maior recorde de visitantes dentro desse mesmo recinto”.

Consolidando-se como um evento de grande relevância para o turismo de Portugal (mais especificamente na Área Metropolitana do Porto), os dados indicam que 88% dos visitantes da Comic Con Portugal afirmaram que o evento foi o grande motor da sua deslocação e permanência na região.

Citada pelo comunicado, Catarina Santos Cunha, vereadora do pelouro do Turismo e da Internacionalização da Câmara Municipal do Porto, disse que “a Câmara Municipal do Porto reconhece a importância para a Cidade da realização de eventos como a Comic Con Portugal, que apoiou e ajudou a dinamizar de forma ativa e empenhada, esperando que, no futuro, ajude a impulsionar a cultura pop na região.”

Marta Moura Pontes, vereadora das Atividades Económicas, Turismo e Internacionalização da Câmara Municipal de Matosinhos, reforça que o município “oferece condições excecionais para receber eventos nacionais e internacionais de grande escala, como a Comic Con Portugal. A forma como decorreu, os indicadores gerais e o movimento que se gerou ao longo deste período, refletem o potencial da região para atrair e manter visitantes, além de consolidar a sua posição internacional como um destino de excelência”.

“O Município de Vila Nova de Gaia entendeu apoiar a Comic Con Portugal, em parceria com os municípios do Porto e de Matosinhos, reconhecendo a sua importância enquanto evento dinamizador da cultura pop e de divulgação e promoção dos territórios junto dos parceiros, convidados e dos milhares de pessoas que tiveram a oportunidade de o visitar”, afirma José Guilherme Aguiar, vereador do Turismo e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.