[weglot_switcher]

Compra de gasóleo russo pela Turquia atinge máximo de sete anos (com áudio)

A Turquia está a comprar muito gasóleo russo a preço de desconto depois de ter entrado em vigor o embargo europeu em fevereiro.
5 Abril 2023, 10h47

As vendas de gasóleo russo à Turquia atingiram máximos de sete anos em março. Isto acontece depois de ter entrado em vigor no início de fevereiro o embargo da União Europeia à compra de combustível russo.

As vendas atingiram os 10 milhões de barris em março, mais 50% face a fevereiro e o suficiente para abastecer o país durante duas semanas, segundo a “Bloomberg”.

“A Turquia é quem beneficia mais à medida que tem acesso a este gasóleo russo”, segundo o analista Eugene Lindell da Facts Global Energy. “A única conclusão lógica é que o sistema refinador turco está a operar em níveis muito mais baixos. Se isto está relacionado com o terramoto é algo que está por saber”.

A Turquia não está sujeita a nenhum embargo relativamente à Rússia e pode continuar a comprar gasóleo e a preço de saldo. Ao mesmo tempo, pode vender a sua própria produção a preços mais elevados à União Europeia. No entanto, as exportações turcas mantiveram-se estáveis em março.

O preço de gasóleo russo Black Sea está a ser vendido a 88,9 dólares por barril, abaixo dos 107,6 dólares do gasóleo de outras fontes.

Outra hipótese é que várias das refinarias turcas estão a ser alvo de manutenção, e isso poderia justificar a compra de mais produtos petrolíferos à Rússia.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.