[weglot_switcher]

Confiança na zona euro e Portugal continua a recuperar

No caso da moeda única, a melhoria é transversal a todos os sectores e à maioria das principais economias, mas a alemã continua a pesar; por cá, os consumidores reportam expectativas mais otimistas, ao contrário da indústria e construção.
28 Março 2024, 17h45

A confiança na zona euro continua a recuperar, um movimento que se estende a Portugal, com a expectativa de descida da inflação a suportar melhorias na indústria, retalho e junto dos consumidores. Para os analistas, estes sinais indicam uma melhor performance da economia da zona euro no primeiro trimestre depois da estagnação no final do ano passado.

O índice de sentimento económico da Comissão Europeia para a zona euro subiu 0,8 pontos em março para 96,3, um máximo de três meses em linha com a expectativas do mercado. Do lado do emprego, o indicador manteve-se estável em terreno de expansão, com uma leitura de 102,6, enquanto as expectativas para o emprego melhoraram 0,6 pontos até -14,9.

Com esta leitura, a média do indicador de confiança no primeiro trimestre fica acima da registada no período anterior, com 96 (que comparam com 94,8), um resultado em linha com a visão da Pantheon Macro de que “o PIB subiu no primeiro trimestre depois de estagnar no quarto”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.