[weglot_switcher]

Cotrim Figueiredo considera que exoneração de Ana Jorge está mal explicada

“Sabemos insuficientemente o que esteve exatamente em causa que justifica esta exoneração”, disse Cotrim Figueiredo.
2 Maio 2024, 14h53

O cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL) às eleições europeias, João Cotrim Figueiredo, considerou que a exoneração de Ana Jorge da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa está mal explicada.

“Sabemos insuficientemente o que esteve exatamente em causa que justifica esta exoneração. E, se foi apenas por falta de confiança política, estamos perante aquilo que já alguém chamou de saneamento. Acho a palavra um pouco excessiva, mas percebo, um saneamento político com o qual a Inicativa Liberal nunca estará de acordo”, frisou em entrevista ao “Público”.

Cotrim Figueiredo recordou que “foi no mandato desta presidente, Ana Jorge, que se encomendou a auditoria e que se denunciaram as graves decisões, com os graves impactos, à volta do projecto da Santa Casa Global e da internacionalização dos jogos”. “E, portanto, eu não gosto de ver as pessoas que acabaram por denunciar situações a serem as primeiras vítimas dessas mesmas situações”, considerou.

O Governo exonerou a provedora e os elementos da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e justificou a decisão com “atuações gravemente negligentes”. Ana Jorge tinha tomado posse a 2 de maio de 2023.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.