[weglot_switcher]

Covid-19: Cabo Verde Airlines suspende voos para Washington

De 8 de março a 31 de maio a companhia aérea não voará para este estado norte-americano.
7 Março 2020, 16h28

A Cabo Verde Airlines vai suspender temporariamente os voos para Washington, de 8 de março a 31 de maio, devido à procura de clientes significativamente reduzida, motivada por preocupações globais de saúde relacionadas ao novo coronavírus.

De acordo com um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o Covid-19 “está a afetar as companhias aéreas em todo o mundo. Como resultado do surto, a reserva de voos diminuiu significativamente. Consequentemente, as companhias aéreas vêm reduzindo os seus horários de voo, o que também afeta as linhas aéreas de Cabo Verde”.

Os passageiros afetados pelos cancelamentos de voos serão agora contatados para acomodação e/ou outras alterações nas suas necessidades de viagem. Aqueles que reservaram através de um agente de viagens serão contatados diretamente pela agência a partir de 9 de março.

A Cabo Verde Airlines considera que a Ilha do Sal e o arquipélago “continuam a ser um destino seguro para os viajantes e a companhia aérea continuará a servir outros destinos de acordo com a procura de mercado”. A empresa já publicou um plano de contingência para a proteção de passageiros no seu site e continua a monitorizar o surto e a seguir as recomendações da OMS em todo o mundo, a fim de retomar as operações normais. Recorde-se que, até agora não há casos confirmados de Covid-19 em Cabo Verde.

Entretanto, a companhia foi afetada pela decisão do Governo cabo-verdiano de suspender, durante pelo menos três semanas, até 20 de março, os voos de Itália, devido ao alastrar do surto de Covid-19 naquele país europeu, deixando por isso de voar para Milão e Roma.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou 3.491 mortos e infetou mais de 98 mil pessoas em 87 países e territórios.

Das pessoas infetadas, mais de 55 mil recuperaram.

Recordando que Cabo Verde não tem qualquer caso suspeito ou confirmado de Covid-19 atualmente, a CVA afirma que a ilha do Sal, a mais turística do arquipélago e onde a companhia instalou o ‘hub’ para ligar os voos entre África, Europa e América, “continua a ser um destino seguro para os viajantes”.

A CVA também suspendeu, por tempo indefinido, desde 01 de março, os voos da rota entre a ilha do Sal e Salvador da Bahia, no Brasil, reestruturação justificada então com os novos destinos da companhia.

Além disso, a Lusa noticiou na quinta-feira que a companhia terminou com o voo direto entre Praia e Lisboa, cinco meses depois do lançamento, decisão que justificou com o objetivo de dinamizar o ‘hub’ na ilha do Sal.

A companhia anunciou anteriormente o reforço das ligações a Lisboa, a partir da Praia, com início em 30 de agosto de 2019, data da entrada ao serviço de um Boeing 737-300, além dos voos regulares que já garantia para a capital portuguesa a partir da ilha do Sal.

Contudo, conforme esclarecimento pedido pela Lusa à CVA, esta ligação regular foi terminada no mês passado.

“Os voos Praia – Lisboa deixaram de ser diretos desde o dia 04 de fevereiro, passando a ser apenas via Sal”, explicou, numa declaração à Lusa, Raul Andrade, vice-presidente da companhia para a área comercial e de marketing.

“A razão é estratégica para a dinamização do ‘hub’ do Sal como o centro principal das operações da CVA”, acrescentou.

Na quarta-feira, no parlamento, o ministro dos Transportes e do Turismo, Carlos Santos, anunciou que a CVA, que ainda é participada pelo Estado, transportou 295 mil passageiros em 2019, um aumento de 95% face ao ano anterior.

O governante justificou, assim, a “aposta acertada” da venda de 51% da TACV a investidores islandeses liderados pela Icelandair, ao ser interpelado pela oposição sobre os transportes aéreos e marítimos no país.

O número de pessoas infetadas em todo o mundo pelo novo coronavírus aumentou para 101.988, dos quais morreram 3.491, segundo um balanço feito pela agência France-Presse (AFP), com dados atualizados às 9h00 de hoje.

Citando fontes oficiais, a AFP diz que, no total, foram registadas 1.146 novas contaminações e 35 mortes desde o último balanço, realizado às 17H00 de sexta-feira.

Até ao momento, há registo de casos em 94 países, entre os quais Portugal. De acordo com os últimos dados da Direção-Geral da Saúde, Portugal tem 13 casos confirmados de Covid-19, a doença provocada pelo coronavírus.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.