[weglot_switcher]

Da Irlanda para o (envergonhado) grande ecrã mundial

Mente brilhante, guerra ou conflito.
  • Cillian Murphy wins the Oscar for Best Actor for “Oppenheimer” during the Oscars show at the 96th Academy Awards in Hollywood, Los Angeles, California, U.S., March 10, 2024. REUTERS/Mike Blake
17 Março 2024, 15h00

Mente brilhante, guerra ou conflito. Estes são alguns dos significados do nome Cillian (em irlandês pronunciado Killian). Mas estas palavras pouco explicam a personalidade de Cillian Murphy, o mais recente vencedor da estatueta de Melhor Ator nos Óscares 2024.

O ator irlandês, apesar de pouco conhecido até interpretar o mítico Thomas Shelby em “Peaky Blinders”, é reconhecido pela sua capacidade camaleónica de desempenhar diferentes personagens. De facto, muitos dizem que Murphy tem o seu próprio nicho, sendo considerado como um dos atores mais versáteis da sua geração.

A prova disso mesmo é “Oppenheimer”. A interpretação de J. Robert Oppenheimer, criador da bomba atómica, valeu vários prémios e elogios ao ator de 47 anos. O mais recente foi o Óscar de Melhor Ator da Academia, mas antes arrebatou o Globo de Ouro, o Screen Actors Guild, o BAFTA e ainda o Critics’ Choice, que evidenciou o forte elenco de todo o filme.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.