[weglot_switcher]

DECO alerta madeirenses para sobreendividamento

Para muitos, o endividamento tem um peso tão elevado que não conseguem reunir esses recursos e dar passos no sentido da concretização dos seus objetivos, sejam eles pagar a faculdade dos filhos, comprar carro ou casa, por exemplo.
16 Outubro 2019, 07h45

Conseguir os recursos necessários para ter qualidade de vida e investir para atingir os seus sonhos, é um fator de estabilidade para as famílias. Nesse sentido devem manter o endividamento em níveis aceitáveis e não assumir compromissos que coloquem em risco o equilíbrio das suas finanças pessoais. Assim, viverá mais “leve”!

Para muitos, o endividamento tem um peso tão elevado que não conseguem reunir esses recursos e dar passos no sentido da concretização dos seus objetivos, sejam eles pagar a faculdade dos filhos, comprar carro ou casa, por exemplo.

Para que possam gerir bem o orçamento familiar, mantendo saudáveis as suas finanças, as famílias necessitam de um conjunto de ferramentas e conhecimentos de que nem sempre dispõem.

Passado o período difícil de crise, existem novamente sinais de preocupação face ao incremento dos níveis de endividamento de algumas famílias portuguesas, não obstante os avisos provenientes de entidades como a DECO ou o Banco de Portugal.

Tomemos o caso do aumento das comissões bancárias, nomeadamente as respeitantes à manutenção de conta a ordem. Por desconhecimento muitos consumidores não estão a usar mecanismos e produtos de que dispõem no mercado, que lhes permitiria poupar anualmente algumas centenas de euros. A conta de serviços mínimos bancários, uma conta à ordem que permite ao respetivo titular aceder a um conjunto de serviços bancários considerados essenciais, a custo reduzido, é, por exemplo, um caminho a explorar.

Ao decidirem em consciência e selecionando os serviços financeiros mais eficientes os consumidores estarão a proteger não só a sua família e o seu património, mas a criar raízes para uma vida melhor, promovendo um mais ativo exercício da cidadania, como fator essencial de inclusão social.

A DECO Madeira, em parceria com o Serviço de Defesa do Consumidor da Região Autónoma da Madeira, realiza, hoje, um workshop sobre Literacia Financeira dirigido aos técnicos de ação social.

“O Essencial da Economia pessoal das famílias” é o tema deste workshop que visa capacitar os técnicos com competências e recursos que permitam apoiar os consumidores e as suas famílias na tomada de decisões financeiras mais conscientes potenciando assim uma vida financeira mais saudável.

Conte com o apoio do nosso gabinete de proteção financeira.

Procure-nos em: DECO MADEIRA na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt; ou contacte-nos para o número: 968 800 489 ou 291 146 520.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.