[weglot_switcher]

Desde 1970 que os EUA não produziam tanto petróleo

A expetativa da Agência Internacional de Energia é que os Estados Unidos quebrem o recorde de produção em 2018, superando a Arábia Saudita como segundo maior produtor mundial e aproximando-se do primeiro, a Rússia.
  • Jessica Rinaldi/Reuters
1 Fevereiro 2018, 18h03

A produção de petróleo dos Estados Unidos ultrapassou os 10 milhões de barris por dia, pela primeira vez desde 1970, graças ao aumento do petróleo de xisto. Dados oficiais publicados esta quinta-feira pela Energy Information Administration confirmam a estimativa de que há quase meio século que a mega-economia mundial não lançava para o mercado uma quantidade tão elevada da matéria-prima.

Em novembro, os EUA produziram 10,038 milhões de barris, apenas comparável com os 10,044 milhões de barris por dia em novembro de 1970. O aumento da produção tem sido acompanhado de subidas do preço do crude WTI, que ultrapassou os 71 dólares pela primeira vez desde final de 2014, em parte devido ao acordo de corte produção em curso pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

O aumento gradual dos preços do petróleo tem tornado a exploração de petróleo de xisto mais rentável, concentrado especialmente no Texas, Dakota do Norte e Golfo do México. A expetativa da Agência Internacional de Energia é que os Estados Unidos quebrem o recorde de produção em 2018, superando a Arábia Saudita como segundo maior produtor mundial e aproximando-se do primeiro, a Rússia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.