[weglot_switcher]

Dívida pública subiu para 242,6 mil milhões de euros em 2017

Os dados referentes a dezembro foram divulgados esta quinta-feira, 1 de fevereiro, pelo Banco de Portugal. O acréscimo dos títulos de dívida pública e dos certificados do Tesouro estiveram na origem da subida.
1 Fevereiro 2018, 11h19

No final do no passado, a dívida pública situou-se em 242,6 mil milhões de euros. O Banco de Portugal divulgou esta quinta-feira, 1 de fevereiro, os dados referentes a dezembro de 2017, que revelam uma subida de 1,6 mil milhões de euros em relação ao ano anterior.

“Para este aumento contribuiu o acréscimo dos títulos de dívida pública (de 9,4 mil milhões de euros) e dos certificados do Tesouro (de 3,8 mil milhões de euros). Estas variações foram em parte compensadas pelo reembolso antecipado de aproximadamente 10,0 mil milhões de euros de empréstimos concedidos pelo Fundo Monetário Internacional no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira”, refere o regulador.

Em novembro, a dívida pública tinha-se fixado em 242,8 mil milhões de euros, diminuindo 2,4 mil milhões de euros relativamente ao final de outubro, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal esta terça-feira.”Esta variação reflete essencialmente o reembolso antecipado de empréstimos do Fundo Monetário Internacional (2,8 mil milhões de euros)”, adiantou o banco central, nessa altura.

No mês de análise, também a dívida pública líquida de depósitos das administrações públicas subiu 4,6 mil milhões de euros comparativamente a 2016, totalizando 223,0 mil milhões de euros

No final de janeiro, o Eurostat divulgou que Portugal se encontrava no ‘Top3’ da maior dívida pública. De acordo com o organismo de estatística da União Europeia, a dívida pública portuguesa, em percentagem do Produto Interno Bruto, situou-se em 130,8% (132,8% no 3º trimestre de 2016 e 132,1% no 2º trimestre do ano passado).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.