[weglot_switcher]

Dois mil euros para melhorar a gestão das PME

A formação executiva ganha destaque na oferta das universidades portuguesas e há especializações para todos os gostos, necessidades e carteiras. O MBA da Universidade Portucalense é um exemplo. A próxima edição é em novembro.
21 Maio 2022, 11h30

Com um custo de dois mil euros, o Short Master em MBA para Gestores de PME, da Universidade Portucalense, quer catalisar o ecossistema empresarial português, especificamente ao nível da gestão, num país onde as PME representam 99,9% do tecido empresarial, segundo dados da Pordata.

O preço é um dos factores mais apelativos, mas é o conteúdo que faz deste programa um ativo para os empreendedores. O programa tem a duração de nove meses, a próxima edição arranca em 26 de novembro deste ano e a sua componente teórica é complementada por uma forte componente prática através de estudos de casos reais, simulações em ambiente empresarial e troca de experiências com outros empresários e líderes.

Investir num MBA, como no caso da versão short master da Portucalense, é, cada vez mais, uma aposta segura para quem lidera e gere empresas. Em Portugal há programas de formação para executivos para todas as carteiras, mediante as necessidades do indíviduo ou da empresa. O investimento é encarado como uma ‘aposta segura’ a nível pessoal e profissional.

Das dezenas de milhar às centenas de euros, do mais caro ao mais barato, do mais longo ao mais curto, o Jornal Económico dá-lhe exemplos da imensidão de programas que podem ser frequentados em algumas das principais escolas de economia e gestão do país.

O The Lisbon MBA está no topo da escala. Resultado de uma joint-venture entre a Católica-Lisbon e a Nova SBE e considerado um dos melhores do mundo – a revista CEO Magazine coloca-o na 82º do seu ranking mundial – é, sem surpresa, um dos mais caros.

O International MBA e o Executive MBA, custam 39,5 mil euros e 32 mil euros, respetivamente, onde se incluem no caso do International MBA as despesas de deslocação e estadia durante um mês nos Estados Unidos, no caso do Executive MBA as despesas de estadia durante uma semana nos Estados Unidos.

O International MBA tem uma duração de 12 meses a tempo inteiro, destina-se a empresários com mais de três anos de experiência laboral, inclui um mês em Boston (EUA) no MIT Sloan e arranca em 9 de janeiro de 2023. Já o Executive MBA, tem uma duração de 22 meses em regime part-time, destina-se a empresários com mais de cinco anos de experiência, e inclui uma semana no MIT Sloan em Boston, e tem inicio marcado para 26 de setembro deste ano.

Como factores diferenciadores, os responsáveis do The Lisbon MBA, destacam sistematicamente a qualidade do corpo docente, o alcance internacional, a progressão na carreira e o sistema de networking ímpar, que constitui uma mais valia fundamental.

Oferta nacional
De norte a sul do país são várias as instituições de ensino que incluem na sua oferta programas destinados à formação de executivos, sem esquecer as necessidades específicas de cada atividade/sector, mas também adaptada à disponibilidade horária e financeira dos empresários e gestores.

A AESE Business School, no seu vasto leque de oferta, inclui o Programa de Alta Direção de Empresas. Custa 18.400 euros, arranca em novembro de 2022, dura cinco meses e pretende ajudar empresários e dirigentes em posições C-Level a “descobrir novos caminhos para gerar crescimento”.

No interior do país, a Leiria Business School, criou o Mini-MBA. Custa 1.585 euros, dura cinco meses e está focado nas áreas centrais da gestão estratégica moderna, fornecendo ferramentas científicas com um enquadramento prático na área financeira, de marketing, de gestão das pessoas, gestão estratégica, controlo de gestão ou operações. A próxima edição do programa arranca em novembro.

A Católica Business School tem uma oferta vasta e diversificada. Destacmos, por exemplo, o Curso Intensivo de Liderança. Tem como objetivo desenvolver competências sociais-relacionais, mas também competências de liderança pessoal num curto-espaço de tempo. Custa 1.250 euros, tem a duração de 23 horas e acontece uma vez por ano, em março.

O Jornal Económico olhou também para o portefólio da ISCTE Business School, outra das principais escolas com oferta para executivos. Escolhemos um programa que aponta baterias à componente digital: Boost Topics in Digital Health. É online, tem a duração de um mês e custa 990 euros. Propõe-se a aprofundar a utilidade na tecnologia no sector da saúde.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.