[weglot_switcher]

DSTgroup lança laboratório para poupar mais de 13 toneladas de CO2

O projeto ‘Afurada Living Lab’ foca-se na descarbonização e mitigação das alterações climáticas, tendo o projeto piloto envolvido bicicletas elétricas, sistemas de energia e a reutilização de plástico.
17 Abril 2024, 14h43

O dstgroup, através das suas empresas dstsolar, innovationpoint e Mosaic (hub de inovação do grupo para as smart cities) lançou o projeto ‘Afurada Living Lab’, que tem como objetivou uma poupança superior a 13 toneladas de CO2, informou em comunicado a empresa ligada, entre outras, às indústrias de construção e energias renováveis.

Este projeto resulta de uma parceria entre o dstgroup, a Associação CEDES, o município de Vila Nova de Gaia, a GAIURB, a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia de Trondheim, a dstsolar, a innovationpoint, a Watt Is, a UBIWHERE e o CEiiA e representa um investimento global, de todas as entidades, de um milhão de euros.

Este laboratório vivo na descarbonização e mitigação das alterações climáticas, tendo o projeto piloto envolvido bicicletas elétricas, sistemas de energia e a reutilização de plástico, está localizado na Afurada, em Vila Nova de Gaia.

Para que este processo seja exequível, o dstgroup instalou unidades de produção para autoconsumo, sistemas de armazenamento e uma plataforma na cloud que gere toda a energia da comunidade, baseada em inteligência artificial.

O primeiro impacto junto de mil habitantes da Afurada permitiu uma geração de energia responsável por 44% do autoconsumo dos edifícios, num total de 27,4 MWh.

Raul Junqueiro, Head Of SmartCities & Business Development do dstgroup, considera que este projeto demonstra que a empresa está a construir cidades à prova de futuro. “O desafio era grande e apontámos à lua. Hoje, a Afurada e Vila Nova de Gaia já estão num futuro onde a sustentabilidade, a tecnologia e a arte convergem e é bom sermos parte integrante desse sucesso”, refere.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.