[weglot_switcher]

E-commerce: preço é fator principal no momento da compra para portugueses

O barómetro da DPD analisa a evolução do mercado de comércio online em 2023 e indica que são 71% os portugueses que fizeram compras por via digital no ano passado.
3 Abril 2024, 11h31

Três em cada quatro portugueses (76%) que fazem compras online consideram o preço como o fator mais importante no momento de decidir avançar com a aquisição de um produto, de acordo com o barómetro ‘e-Shopper 2023’ da DPD. Todos os anos, a empresa de entregas analisa o mercado português (compradores e vendedores) por comparação com os mercados europeus e divulga conclusões num relatório.

A DPD, que tem um serviço internacional de entrega de encomendas, divulgou esta quarta-feira dados que permitem fazer um balanço do mercado português e compará-lo aos mercados europeus.

As respostas recolhidas indicam que há mais pessoas a comprar produtos por via digital do que no passado (71% em 2023, face a 66% em 2022), sendo que aqueles que compram com maior regularidade parecem apresentar um alto nível de satisfação.

Os chamados e-shoppers regulares estão cada vez mais satisfeitos com as encomendas realizadas através do digital, sendo que consideram esta uma forma de comprar mais tranquila do que nas lojas físicas. Entre eles, são 85% os que consideram que a sua última compra online foi simples, o que representa uma vantagem face à média europeia (71%).

Em simultâneo, um terço dos compradores regulares inquiridos na realização do estudo indica que em 2023 comprou mais produtos em segunda mão do que no ano anterior. Do mesmo grupo de e-shoppers regulares, são quase metade (48%) os que compram em plataformas C2C, com uma média de onze compras anuais (mais três do que os consumidores europeus).

De resto, também aqui o preço assume um papel determinante, na medida em que poupar dinheiro é o objetivo mais comum entre os portugueses que recorrem àquelas plataformas.

Em declarações ao Jornal Económico, o CEO da DPD Portugal, Olivier Establet, fez um balanço positivo dos dados recolhidos e sublinhou as boas perspetivas para o e-commerce em 2024, na medida em que o sector “deve ter um crescimento importante”.

O estudo envolveu um total de 24.233 entrevistas em 22 países europeus. Em Portugal, foram realizadas 1.006 entrevistas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.