[weglot_switcher]

EDP inaugura segunda central híbrida em Portugal

Projeto nos distritos de Leria e Coimbra tem capacidade para abastecer 23 mil lares.
  • default
19 Fevereiro 2024, 15h31

A EDP inaugurou hoje a sua segunda central híbrida em Portugal, anunciou hoje a empresa em comunicado.

Esta central é constituída por uma central solar (Monte de Vez) que foi instalada junto a uma central eólica já em operação (São João), permitindo quase duplicar a produção neste local

A central eólica conta com 23 MW de capacidade, com a solar a contar com 21 MWp, passando a produzir 79 GWh de energia renovável por ano, suficiente para abastecer 23 mil famílias.

Desta forma, o projeto – localizado nos concelhos de Penela, distrito de Coimbra, e Ansião, distrito de Leiria – passa a contar com 36 mil painéis solares bifaciais e 13 aerogeradores.

A ideia na origem das centrais híbridas é aproveitar ao máximo a energia solar de dia, e a energia eólica de noite para rentabilizar a operação da central para as 24 horas do dia, não sendo necessário ter um ponto de ligação à rede com potência equivalente à central, podendo ser menor porque a potência da central não vai estar a produzir a 100% ao longo do dia.

“É com orgulho que voltamos a ser pioneiros em Portugal e colocamos em operação o segundo parque híbrido do país, aproveitando o vento e sol da região para aumentar o consumo de energia renovável. Este projeto faz parte da estratégia da EDP de continuar a acelerar a transição energética nacional, seja ao investir em novos projetos renováveis ou a otimizar aqueles que já têm servido as regiões onde se encontram. Vamos continuar a desenvolver projetos híbridos em Portugal e esperamos implementar mais 700 MW em projetos semelhantes, nos próximos anos”, disse em comunicado Hugo Costa, responsável da EDP Renováveis em Portugal.

A primeira central híbrida da EDP em Portugal foi inaugurada em janeiro de 2023, sendo constituída pela Central Fotovoltaica de Mina de Orgueirel e o Parque Eólico do Mosteiro, no concelho da Guarda, com capacidade para abastecer 11 mil lares.

A companhia tem um plano para desenvolver mais de 1.600 MW em projeteos híbridos em Portugal e Espanha.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.