[weglot_switcher]

EDP oferece 24 reais por cada ação da EDP Brasil

Valor representa prémio de 22% face ao fecho de ontem. Grupo deu entrada com pedido de registo no regulador da bolsa brasileira. EY e BTG Pactual assessoram operação que tem por objetivo simplificar a estrutura societária da EDP.
2 Março 2023, 07h53

A EDP vai oferecer 24 reais por cada ação que ainda não detém na subsidiária EDP Brasil, no âmbito da Oferta Pública de Aquisição (OPA) que anunciou esta madrugada, de acordo com o comunicado divulgado esta madrugada no site da CMVM.

O grupo entregou hoje na Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM) o pedido de registo da OPA sobre a EDP Brasil. O objetivo da operação é simplificar a estrutura corporativa e organizacional da EDP, com a passagem das ações da EDP Brasil da categoria “A” para “B”, explica a energética liderada por Miguel Stilwell de Andrade, referindo que dessa forma se consegue “maior flexibilidade para a gestão financeira e operacional das respetivas operações no Brasil, e alinhado com a sua estratégia de foco em energias renováveis e redes de eletricidade”.

O preço atribuído pela EDP para cada uma das 240.256.573 ações da EDP Brasil objeto da OPA é de R$24,00 (vinte e quatro reais) por ação, a ser pago à vista e em moeda corrente brasileira, o que equivale a um prémio de 22% face ao fecho de ontem (19,63 reais). A EDP refere ainda que o preço por ação poderá ser ajustado ainda por dividendos ou juros de capital próprio declarados pela EDP Brasil ou em decorrência da aprovação de agrupamento ou desdobramento de ações da empresa brasileira, de acordo com os termos que serão previstos no documento da OPA a ser divulgado no prazo de até dez dias após a concessão do registo a emitir pela CVM.

A avaliação da EDP Brasil está a cargo da consultora EY e o banco brasileiro BTG Pactual é o intermediário financeiro da OPA, adianta a EDP. A avaliação prevê um valor máximo de 22 reais por ação, abaixo do preço oferecido, refere o comunicado.

A EDP e a EDP Renováveis anunciaram esta madrugada, em comunicados divulgados no site da CMVM, os respetivos planos de negócio, que incluem também a realização de aumentos de capital de mil milhões de euros em cada uma, entre outras novidades que poderá ficar a conhecer na edição online do Jornal Económico.

A administração do grupo está hoje em Londres para o Capital Markets Day da empresa, onde Miguel Stilwell de Andrade irá revelar mais pormenores sobre o plano de negócios para 2023-2026.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.