[weglot_switcher]

Eleições na Rússia: o lenço azul e amarelo que está a agitar o Kremlin e as redes sociais

Em Berlim, a mulher do embaixador da Rússia na Alemanha votou em Berlim e um pormenor chamou à atenção das redes sociais: o lenço da esposa de Sergei Nechaev. O impacto foi de tal forma que o Kremlin já veio a público desmentir que se trate de um ato de apoio à Ucrânia. Veja o vídeo.
  • Russian President Vladimir Putin attends a televised meeting with officials to assess the consequences of an attack on the Crimean Bridge in Moscow, Russia July 17, 2023. Sputnik/Alexander Kazakov/Kremlin via REUTERS
17 Março 2024, 16h08

Mais ou menos explícitos, as redes sociais têm vindo a dar nota de sinais curiosos que têm marcado as eleições presidenciais russas e que poderão mostrar o desagrado de algumas fações no país face à guerra na Ucrânia.

Um desses atos (a acreditar que essa terá sido a intenção) foi mesmo praticada ao mais alto nível e num dos países que tem tomado uma posição de força face à guerra implementada pela Rússia em território ucraniano.

Em Berlim, a mulher do embaixador da Rússia na Alemanha votou em Berlim e um pormenor chamou à atenção das redes sociais: o lenço da esposa de Sergei Nechaev, embaixador russo no país desde janeiro de 2018, tinha o azul e amarelo como cores predominantes (cores da bandeira da Ucrânia)

O gesto foi visto como um ato de apoio à Ucrânia neste conflito com o peso de ser demonstrado por alguém próximo de um dos embaixadores com maior peso na política externa do Kremlin.

O impacto foi de tal forma nas redes sociais que o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia veio logo a público justificar que o lenço não tinha apenas o azul e o amarelo como cores predominantes mas também o preto e o branco.

O protesto internacional “Meio-dia contra Putin” convida os cidadãos russos, na Rússia e no resto do mundo, a deslocarem-se às respetivas assembleias de voto às 12:00 “para expressarem uma posição coletiva contra a atual situação política”.

Vladimir Putin está no poder desde 2000 e pretende garantir um quinto mandato presidencial, depois de também ter ocupado o cargo de primeiro-ministro entre 2008 e 2012.

A participação nas eleições presidenciais da Rússia ultrapassou os 74%, a cerca de seis horas do encerramento dos últimos centros de votação, indicou a Comissão Eleitoral Central (CEC) do país.

Pelas 14:15 (hora local, menos três em Lisboa), a participação estava em 74,09% dos estimados 112 milhões de eleitores, revelou a CEC nos dados mais recentes apresentados até agora.

Nas eleições de 2018, a participação foi de 67,5%. Os dados hoje divulgados incluem a votação eletrónica remota e a votação presencial. Segundo as sondagens oficiais, as intenções de voto em Vladimir Putin rondam os 80%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.