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Estudantes do Técnico apresentam veículo movido a hidrogénio

Primeiro protótipo do projeto Técnico Fuel Cell, constituído por estudantes do Instituto Superior Técnico, apresentado esta quinta-feira, no Salão Nobre da Escola.
28 Março 2024, 13h47

Um carro citadino e sustentável movido a hidrogénio, totalmente desenvolvido por estudantes do Instituto Superior Técnico, vai ser apresentado ao mundo num roll out a decorrer esta quinta-feira, 28 de março, pelas 17h, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico e depois posto a circular nas imediações do edifício.

O evento contará com intervenções do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, do presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço, e do Head of Open Innovation da Galp, principal financiadora do projeto, Manuel Andrade.

O protótipo, com 130 kg e apenas uma roda motriz por motivos de eficiência, apresenta uma tecnologia de célula de combustível PEM (“Proton Exchange Membrane”). A utilização de hidrogénio (a 200bar) como combustível garante a produção de energia limpa e sustentável para alimentar o motor elétrico do veículo. Resultado: em vez de fumos poluentes, sai água pura como resíduo.

“É a única equipa em Portugal com um carro movido a H2 desenvolvido por estudantes, mas também demonstra o compromisso com a sustentabilidade, a inovação e o desenvolvimento tecnológico”, resume Duarte Soares, team leader do projeto Técnico Fuel Cell. No futuro, o projeto poderá também ser acompanhado na competição Shell Eco-marathon de Urban Concepts.

O Técnico Fuel Cell conta atualmente com 49 membros de diversas áreas da engenharia, incluindo Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Mecânica, passando por Química e até de Materiais. A implementação deste projeto envolve uma colaboração única entre estudantes, docentes e empresas privadas.

Empresas como a Ecocompositos, Effectech do UK, Mouser dos USA, Bolas S.A.,  e Beta Tools, RTS Lda., Emetres Lda. e Massivit de Israel, MEANWELL de Taiwan, BRM Land Africa de Sintra e Sensiron da Suíça forneceram materiais e tecnologias essenciais para a construção do veículo. O apoio financeiro e técnico vem de organizações como Galp Energia, REN, grupo ProCME, Caixa Geral de Depósitos e Santander.

“O Técnico Fuel Cell representa o melhor da inovação, colaboração e empreendedorismo em Portugal. O nosso trabalho pretende inspirar a próxima geração de engenheiros e empreendedores, mas também posicionar o país na vanguarda da revolução da mobilidade sustentável”, resume Duarte Soares.

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