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Europ Assistance avança com seguro de proteção contra o cibercrime

A companhia cita um estudo público da F-Secure, de 2022, feito em sete países, nos quais foram inquiridas 7 mil pessoas, dos 18 aos 75 anos, quase metade dos consumidores (43%) afirmam ter recebido mensagens de phishing ou smishing e 6% sofreram mesmo perdas monetárias superiores a 1.000 euros devido a ações de cibercrime.
30 Novembro 2023, 14h12

As preocupações com o cibercrime têm vindo a aumentar diz a Europ Asssitance. No dia Internacional da Segurança da Informação, a seguradora que faz parte do Grupo Generali, lembra que já tem um seguro que responde a estas necessidades, o Cyber Protection, que visa proteger a identidade e os dados pessoais dos clientes.

A companhia cita um estudo público da F-Secure, de 2022, feito em sete países, nos quais foram inquiridas 7 mil pessoas, dos 18 aos 75 anos, quase metade dos consumidores (43%) afirmam ter recebido mensagens de phishing ou smishing e 6% sofreram mesmo perdas monetárias superiores a 1.000 euros devido a ações de cibercrime.

A Europ Assistance refere que a análise incidiu sobre as atitudes e expetativas dos consumidores em relação à segurança online, bem como expetativas em relação às companhias de seguros. Os dados mostram que 84% dos consumidores têm a expetativa que o seguro de habitação inclua proteção online e seguro contra o cibercrime, e a grande maioria (71%) olham para as companhias de seguros como fornecedores fiáveis de segurança online.

De acordo com este estudo, mais de metade dos consumidores (51%) não tem noção se os seus dispositivos estão seguros ou não.

“Numa altura em que as pessoas passam uma média de oito horas por dia online – a trabalhar, a fazer compras, a socializar e a relaxar, isso significa que a segurança digital se tornou cada vez mais relevante. Os níveis de preocupação dos consumidores a respeito destas questões confirmam isso mesmo. 75% estão preocupados com a sua segurança online, mas 66% consideram que estas são matérias muito complexas, o que leva a que sejam muitas vezes negligenciadas”, refere a Europ Assistance.

A Europ Assistante revela que disponibiliza um software que “suprime as lacunas do antivírus tradicional, como phishblock, encriptação de dados e navegação segura, um portal de monitorização contínua com sistema de alertas, notificações do nível de risco em caso de deteção de atividade suspeita e relatórios mensais sobre o status de risco de cibercrime. Permite também monitorizar os dados pessoais em sites públicos e Dark/Deep Web (e-mail, CC, NIF, contas e cartões bancários, cartões e outros)”.

Também inclui “uma aplicação que protege os dados pessoais contra keylogging e ataques de phishing e possui um navegador seguro e uma proteção de teclado para que seja possível navegar em segurança a partir de um dispositivo móvel”.

Para João Horta e Costa, Chief Commercial Officer da Europ Assistance Portugal “esta é uma solução que, face às novas ameaças que enfrentamos, tem as características necessárias para responder com eficácia, tanto do ponto de vista tecnológico, como do ponto de vista da prestação de serviços de informação e aconselhamento”.

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