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Fabricantes automóveis japoneses preocupados com crise de vendas na China

Vendas de marcas japonesas na China caíram 32% no primeiro trimestre quando comparado com o período homólogo, mais do que duplicando a contração sentida no mercado global.
2 Maio 2023, 10h02

Os fabricantes do sector automóvel do Japão estão preocupados com a crise de vendas de viaturas na China, depois dos consumidores estarem mais atentos às preocupações ambientais e por isso evitarem ou adiarem a decisão de compra de veículos a combustão.

De acordo com a “Reuters”, as vendas de marcas japonesas na China caíram 32% no primeiro trimestre quando comparado com o período homólogo, mais do que duplicando a contração sentida no mercado global. Os especialistas consultados pela publicação adianta que a rápida adoção de automóveis elétricos está a fazer com que as vendas de automóveis a gasolina caiam com grande expressão.

Ainda que outros fabricantes também estejam a ser afetados pela fraca procura nos motores de combustão interna provenientes da China, estes estão mais avançados no desenvolvimento de automóveis elétricos ou híbridos, como o grupo Volkswagen.

Os inventários dos automóveis a combustão estão a aumentar, uma vez que os consumidores chineses estão a mudar o espectro ligado ao clima. Isto vai fazer com que as margens de lucro dos fabricantes decresçam, afetando também a produtividade das empresas japonesas.

Por exemplo, a Mitsubishi teve de suspender a produção do SUV Outlander para os próximos três meses, uma vez que estava a ficar com demasiado inventário por falta de procura. Isto significa que a japonesa tem de assumir um encargo extra de 77 milhões de dólares por desacelerar as vendas.

Já a Nissan viu as vendas do Sylphy cair no ano passado na China, depois de ser o automóvel mais vendido da marca nos últimos três anos no mesmo território. Com a entrada do BYD Song, um híbrido plug-in da BYD, os consumidores chineses deixaram o sedan da Nissan de lado e apostaram no automóvel mais ecológico.

A Toyota Motor Corp, que não possui veículos totalmente elétricos, também tem sido severamente afetada. A empresa japonesa tem perdido vendas por possuir veículos a combustão e híbridos. Só a Toyota e a Lexus perderam 14,5% nas vendas para a China no primeiro trimestre.

As vendas da Nissan caíram 45,8%, a Mazda perdeu 66,5%, a Honda mostrou uma quebra de 38,2% no primeiro trimestre e as vendas da Mitsubishi recuaram 58% nos primeiros três meses de 2023 quando comparados com o mesmo período do ano anterior.

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