[weglot_switcher]

Fed deve manter juros nos níveis atuais, mas isto não significa uma pausa na subida (com áudio)

Os responsáveis da Fed deverão manter as taxas de juro nos níveis atuais quando terminarem a reunião de política monetária esta quarta-feira. Isto não significa, contudo, que não haverá mais subidas este ano.
14 Junho 2023, 09h42

A Reserva Federal dos EUA deverá manter as taxas de juro nos níveis atuais esta quarta-feira. A confirmar-se, será a primeira vez que isto acontece desde que o banco central norte-americano iniciou a inversão do ciclo de política monetária em março de 2022. Isto não significa, contudo, uma pausa na subida dos juros.

Os responsáveis da Fed deverão terminar a reunião de política monetária a sinalizar que haverá mais aumentos das taxas de juro, à medida que analisam a evolução da economia, se o sistema financeiro se mantém estável e se a inflação continua a abrandar.

“Provavelmente precisamos de um pouco mais de ‘aperto’ [da política monetária]”, afirma Blerina Uruci, da T. Rowe Price Associates, à “Reuters”, notando que, apesar de as últimas leituras sobre o emprego e a inflação terem demonstrado solidez, uma outra leitura aos dados mostra que há margem para um abrandamento.

“Quando há tanta incerteza, faz sentido agir com cautela”, acrescenta a economista-chefe para os EUA da T. Rowe Price Associates.

A Fed irá anunciar esta quarta-feira a sua decisão de política monetária, bem como apresentar novas projeções económicas. O presidente do banco central, Jerome Powell, realizará depois uma conferência de imprensa.

No mercado, a expectativa é que os responsáveis da Fed apontem, através da linguagem utilizada e das projeções económicas, para mais dois aumentos de 25 pontos base até ao final de 2023, numa altura em que ainda tentam travar a escalada da inflação.

Também no Banco Central Europeu (BCE), que realiza mais uma reunião de política monetária esta quinta-feira, as subidas dos juros também deverão continuar.

“Após uma significativa ronda de subidas o ano passado, o BCE está a ajustar a sua política monetária, mas ainda esperamos novas subidas dos juros nos próximos meses”, afirma Franck Dixmier, Diretor Global de Investimentos em Obrigações da Allianz Global Investors (AllianzGI), numa nota divulgada esta quarta-feira.

Notícia atualizada às 11:08

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.