A empresa de transporte de passageiros Flixbus, conhecida pelos autocarros a preços mais baratos que conectam várias cidades europeias e outros continentes, anunciou esta quinta-feira que começou a reforçar a operação doméstica e internacional para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa.
Em Portugal, nas linhas domésticas, a Flixbus reforçará em 85% a oferta. Por exemplo, para quem se pretende deslocar até Fátima, a partir desta semana, a transportadora terá mais de 250 viagens semanais a partir de Lisboa, Coimbra e Porto para esta zona de peregrinação. As ligações entre as duas maiores metrópoles portuguesas, Lisboa e Porto, chegarão à centena todos os dias.
“A procura por viagens de autocarro disparou nos últimos meses, não só pela JMJ, mas também pelo crescimento exponencial do turismo que se verifica em Portugal. Este crescimento na procura vem confirmar a cada vez maior importância dos chamados expressos”, afirmou o diretor da FlixBus na Península Ibérica, Pablo Pastega.
“Considerando o número de peregrinos esperados para o evento, cerca de 1,5 milhões, este evento será sem dúvida um grande desafio, não para todos os operadores de transporte rodoviário de passageiros, mas para todas as entidades envolvidas”, referiu ainda o gestor espanhol.
Para Espanha, o aumento atinge mesmo os 100% em todas as ligações e em 60% nas ligações internacionais a França. A partir de hoje, dia 20 de junho, haverá até uma linha noturna especial que vai ligar Santiago de Compostela e Vigo a Fátima e Lisboa.
“Estamos a ter uma enorme procura nas viagens internacionais para Lisboa e Fátima, especialmente de França e Espanha, o que significa que muitos dos peregrinos viajarão de autocarro para este evento. Estamos a falar de mais de 100 cidades que irão estar ligadas a Lisboa”, esclarece Pablo Pastega.
No âmbito da JMJ 2023, a empresa alemã criou uma task force para procurar dar resposta a eventuais constrangimentos ao longo dos dias do evento, bem como os antecedentes e subsequentes. “Falamos de um reforço do departamento de controlo de tráfego em Portugal, Espanha e França, reforço do serviço de apoio ao cliente, e também do departamento de emergências e crises, que já está disponível 365 por ano, 24 horas por dia”, detalhou o diretor ibérico.
O Plano de Mobilidade em Lisboa prevê a circulação de pelo menos quatro mil autocarros na capital. No entanto, as restrições no trânsito na zona onde se situa o terminal da Flixbus no Oriente preocupa a multinacional. “Não podemos deixar de ter preocupações acrescidas para a operação da Flixbus em Lisboa durante a JMJ, uma vez que não temos autorização para a utilização do terminal de Sete Rios”, adverte o responsável pelo negócio em Portugal.
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