[weglot_switcher]

H&M prepara encerramento de lojas e despedimentos em massa em Espanha

Ajuste levará ao despedimento de quase 600 trabalhadores, naquele que é o maior ajustamento que o grupo sueco prevê fazer este ano em todos os mercados em que opera.
  • H&M
1 Fevereiro 2024, 11h02

Espanha será o mercado da H&M que mais vai sofrer com o encerramento de lojas em todas a Europa, de acordo com informação avança esta quinta-feira pelo jornal “Cínco Dias”.

Conta o diário que o plano passa pelo encerramento de 28 lojas em Espanha, um ajuste que levará ao despedimento de quase 600 trabalhadores, naquele que é o maior ajustamento que o grupo sueco prevê fazer este ano em todos os mercados em que opera.

Os encerramentos e despedimentos foram reconhecidos esta quarta-feira pelos seus gestores, após apresentar resultados anuais que foram acompanhados de uma surpresa: a saída da até agora CEO, Helena Helmersson, após quatro anos no cargo. Esta gestora será substituída por Daniel Ervér, diretor da marca H&M.

O período de liderança de Helmersson ficou marcado pela pandemia, pela guerra na Ucrânia e pelos contínuos problemas na cadeia de abastecimento. Perante este contexto, a H&M respondeu com ajustamentos, sendo os últimos encerramentos no mercado espanhol.

A empresa detalhou esta quarta-feira que pretende abrir 100 lojas e fechar 160 em todo o mundo durante este ano. Assim, com os 28 encerramentos previstos, Espanha será responsável por 17,5% desse universo. Helmersson explicou que a política de encerramento irá concentrar-se nos mercados mais maduros do grupo, enquanto as aberturas vão ser direcionadas para aqueles com maior crescimento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.