[weglot_switcher]

Inflação em Portugal recuou para 2,1% em fevereiro

A estimativa rápida divulgada esta quinta-feira, 29 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revela uma diminuição de 0,2 pontos percentuais na inflação de fevereiro relativamente ao mês anterior.
29 Fevereiro 2024, 11h18

A subida dos preços desacelera para 2,1% em fevereiro, recuando 0,2 pontos percentuais (p.p.) em relação ao observado no mês anterior, segundo a estimativa rápida divulgada esta quinta-feira, 29 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído para 2,1% em fevereiro de 2024, taxa inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”, afirma o INE.

Em fevereiro, o indicador de inflação subjacente, índice total excluindo os produtos alimentares não transformados e energéticos, terá registado uma variação de 2,2%, que comparam com 2,4% no mês precedente.

Já a variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 4,3% (0,2% no mês precedente), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá diminuído para 0,8% (3,1% em janeiro), parcialmente, justifica o INE, “em consequência do efeito de base associado ao aumento de preços registado em fevereiro de 2023 (variação mensal de 1,4%)”.

Em fevereiro e comparativamente ao mês de janeiro, a variação do IPC terá sido 0,1%, ou seja, nula em janeiro e 0,3% em fevereiro de 2023.

Ainda de acordo com o INE estima-se uma variação média nos últimos doze meses de 3,3%, contrariamente aos 3,8% previstos no mês anterior.

Os dados revelam também que o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 2,3% (2,5% no mês precedente).

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de fevereiro de 2024 serão publicados no próximo dia 12 de março.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.