[weglot_switcher]

Interesse na tecnologia de blockchain cai 63% em três anos

Segundo dados da Stocklytics, a tecnologia de blockchain tem sido encarada com maior desinteresse ao longo dos últimos três anos. Com este decréscimo, o foco passou a estar na Inteligência Artificial.
18 Abril 2024, 17h39

O interesse a nível global pela tecnologia de blockchain tem esmorecido, ao ponto de ter registado uma quebra de 63%, segundo dados da Stocklytics. O interesse tem sido direcionado agora para o desenvolvimento e pesquisa na Inteligência Artificial (IA).

A blockchain é um género de lista de transações, que pode ser verificada por todas as pessoas. Esta tecnologia é muitas vezes associada ao mercado de criptomoedas.

Edith Reads, analista financeira da Stocklytics, afirma que “embora o blockchain inicialmente tenha captado grandes atenções, devido ao seu potencial para revolucionar sectores como o financeiro, gestão da cadeia de abastecimento e saúde, as soluções de blockchain provaram ser mais desafiadoras do que o previsto”.

A analista revela que “muitos dos primeiros adotantes desta tecnologia precisavam de ajuda para integrar o blockchain às infraestruturas existentes, enfrentando o problema de velocidade e conformidade regulatória. Como resultado alguns projetos não conseguiram cumprir os benefícios prometidos, o que levou à desilusão entre os investidores e empresas”.

Em 2023, o mercado de IA valia 196,63 mil milhões de dólares, um valor que representa um aumento de cerca de 60 mil milhões de dólares desde 2022 e que comprova o crescente interesse nesta tecnologia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.