[weglot_switcher]
1249230
Em Foco

Empresas aplaudem redução de taxas e taxinhas na eletricidade, “mas está longe de ser suficiente”

Associação dos grandes consumidores pede mais medidas ao Governo para apoiar a indústria nacional.

Atualidade

Parlamento da Madeira vota moção de censura a Governo de Albuquerque

Caso seja aprovada a moção de censura, o Governo de Albuquerque cairá pela segunda vez desde o início do ano. Juntos Pelo Povo (JPP) e PS já admitiram aprovar a moção do Chega, o que daria para formar uma maioria parlamentar, colocando um fim ao executivo regional do PSD, que saiu das eleições regionais antecipadas de maio.

Ensino Superior aguarda aumento da autonomia com reforma do RJIES

Ministro da Educação, Ciência e Inovação começou a apresentar a proposta de revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior aos partidos. Seguem-se a academia e os sindicatos. Documento matriz que regula o funcionamento das instituições de Ensino Superior data de 2007 e nunca tinha sido revisto.

“Lucros recorrentes da banca serão menores em 2025 e 2026”, anuncia Paulo Macedo

Em Portugal, acumulamos um défice de investimento face à UE “equivalente a quase 50% do PIB”, salientou o CEO da CGD. “É essencial que a banca esteja bem capitalizada” para financiar os projetos, disse Paulo Macedo que defendeu ainda que “é preciso que os bancos europeus tenham dimensão e capitais próprios mais significativos”.

Alemanha: Chanceler demissionário enfrenta péssimas sondagens

Tudo está programado para que as eleições antecipadas se realizem a 23 de fevereiro, só faltando o ‘sim’ do presidente da federação. Entretanto, as sondagens não dão nenhuma esperança a Olaf Scholz.

Abrandamento dos custos com trabalho ajudam BCE perante Europa estagnada

A economia europeia ainda vai abrandar mais, mas o mercado laboral dá uma ajuda ao BCE com uma dinâmica menos aquecida do lado dos salários. Esta segunda-feira, Lagarde afiançou que “os dias mais sombrios” da luta contra a inflação já passaram, dando mais um sinal de que o caminho dos juros é de mais descidas.

França: aprovada por unanimidade lei especial que substitui orçamento

Primeiro-ministro ouviu as forças políticas com representação na Assembleia Nacional. Quase unanimemente, as críticas centraram-se na dificuldade em perceberem qual é a agenda do próximo governo de François Bayrou.

Benedita Miranda: diretora da região multilíngue da Foudever lidera 10 países

Apesar de se considerar introvertida, Benedita Miranda é responsável por perto de 14 mil funcionários da Foundever nos 10 mercados que representa. 

O que marcou 2024? Vote nas personalidades e acontecimentos do ano

Políticos nacionais, líderes mundiais, personalidades do mundo dos negócios marcaram 2024, um ano que ficou marcado por conflitos na Ucrânia e no Médio Oriente, eleição de Trump nos EUA e um novo ciclo político em Portugal. Os resultados da votação para ‘Personalidade do Ano (Nacional), Personalidade do Ano (Internacional), Personalidade da Lusofonia, ‘Acontecimento do Ano’ (Nacional) e ‘Acontecimento do Ano’ (Internacional), Negócio do Ano (Nacional e Internacional) e Empresa do Ano estarão na última edição impressa do ano do JE.

Crédito à economia moçambicana com primeira queda em seis meses em outubro

De acordo com dados compilados hoje pela Lusa a partir de um relatório estatístico do Banco de Moçambique, este desempenho compara com o pico de quase 289.478 milhões de meticais (4.314 milhões de euros) concedidos até setembro.

Mercados

Setor automóvel penaliza bolsas europeias mas banca salva PSI

O BCP valorizou mais de 2% e colocou o índice de referência no ‘verde’, a encerrar esta segunda-feira. Lá fora, o setor automóvel caiu, liderado por uma perda de 4,6% na Stellantis. Esta terça-feira, destaque para a balança comercial da zona euro e produção industrial nos EUA.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta terça-feira

O dia de hoje fica marcado pelo arranque da reunião do Comité do Mercado Aberto da Reserva Federal dos EUA (Fed).

Opinião

As más consequências de medidas bem-intencionadas

Em outubro de 2024, as taxas mistas e fixas representaram 82% da contratação mensal de créditos à habitação para habitação própria e permanente e 30,6% do stock existente.

Uma nova onda de globalização

A globalização do século XXI não deve repetir erros do passado, mas construir um sistema mais inclusivo, que reconheça as diversidades regionais e os interesses mútuos.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.