[weglot_switcher]

Lucros operacionais da Samsung em queda no sexto trimestre consecutivo

A empresa sul-coreana apresentou esta terça-feira os resultados preliminares do quarto trimestre, no qual prevê uma redução de 35% no lucro operacional para aproximadamente 1,9 mil milhões de euros.
  • 5 – Samsung (84,7 mil milhões de euros)
9 Janeiro 2024, 11h01

A Samsung Electronics estará a registar quedas nos lucros operacionais há seis trimestres consecutivos. A empresa de eletrónica sul-coreana reportou esta terça-feira uma provável redução de 35% no lucro operacional do quarto trimestre de 2023 para os 2,8 biliões de won (aproximadamente 1,9 mil milhões de euros).

A previsão da multinacional com sede Suwon é significativamente pior do que a estimativa dos analistas, mais precisamente 24% abaixo, devido à fraca procura por bens de consumo tecnológicos que se verifica um pouco por todo o mundo.

As vendas consolidadas ter-se-ão fixado na ordem dos 67 triliões de won (cerca de 46 mil milhões de euros), de acordo com os resultados preliminares dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2023.

“Evidencia a fraca procura dos consumidores por telemóveis e produtos eletrónicos. No acumulado de 2023, os lucros foram os mais reduzidos em 15 anos. A empresa sul-coreana avançou com perspetivas cautelosas para 2024, frustrando as expectativas dos investidores de recuperação em 2024″, lê-se na research da BA&N publicada esta manhã.

A maior fabricante mundial de chips de memória, smartphones e televisões tinha lucrado 4,31 biliões de won sul-coreanos (perto de 2,93 mil milhões de euros) no quarto trimestre de 2022.

“A procura do consumidor ainda não é elevada e, a menos que as taxas de juro baixem e a economia seja estimulada, poderá não melhorar muito”, comentou Lee Min-hee, analista da BNK Investment & Securities, à Reuters. “A única coisa que melhorou foram os chips de memória, porque os fabricantes chineses de computadores e telemóveis começaram a reabastecer oo quarto trimestre, depois de esgotarem os seus próprios stocks“, explicou.

A Samsung vai apresentar a nova gama Galaxy, de telemóveis e relógios, no evento anual Unpacked no próximo dia 17 de janeiro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.