[weglot_switcher]

Madeira: JPP acusa Governo Regional e maioria de impedirem fiscalização parlamentar

“O que teme o PSD e o CDS em ouvir as entidades reguladoras em Portugal que têm uma palavra a dizer sobre o custo de vida”, questionou o líder parlamentar.
2 Dezembro 2021, 15h34

O líder do grupo parlamentar do Juntos pelo Povo (JPP), Élvio Sousa, acusou esta quinta-feira, 2 de dezembro, o Governo Regional e a maioria parlamentar de impedirem a fiscalização da Assembleia Legislativa da Madeira.

“Os reais problemas da Região estão a ser deliberadamente, escondidos, omitidos, do discurso desta coligação PSD/CDS”, referiu Élvio Sousa, na atividade política desta manhã, na Assembleia Legislativa Regional.

“Neste momento, andam ansiosos e maravilhados pelo cheque da bazuca que já chegou e que, inadvertidamente, não terá uma comissão de fiscalização parlamentar para o efeito, caso único”, salientou o deputado, reforçando “a constante tentativa do Governo Regional em desviar as atenções para os assuntos da Região que se relacionam com a República”.

Élvio Sousa vincou que os reais problemas da Região continuam por ser escondidos. “Por um lado, verifica-se a recusa em ouvir, na Assembleia, membros do Governo Regional, tal como sucedeu com o Secretário da Saúde, a Secretária da Inclusão e, mais recentemente, o Secretário do Turismo e Cultura”. E acrescentou “Temos também as recentes recusas, nas comissões especializadas, de ouvir entidades reguladoras, nomeadamente, a Autoridade da Concorrência e Autoridade da Mobilidade e Transportes que, como sabemos, são entidades que têm muito a dizer sobre o elevado custo de vida que se assiste na nossa Região”.

“O que teme o PSD e o CDS em ouvir as entidades reguladoras em Portugal que têm uma palavra a dizer sobre o custo de vida”, questionou o líder parlamentar.

“Nós adjetivamos que o PSD e o CDS continuam a sofrer deste défice democrático, não quer ouvir entidades com responsabilidades nesta matéria em Portugal, como também não deseja ouvir os membros do Governo nesta casa sobre assuntos pertinentes e relevantes para a população da Madeira”, destacou.

Por esse motivo, Élvio Sousa referiu que o JPP renovou a divulgação sobre o debate potestativo que já deu entrada na Assembleia Legislativa da Madeira, para discutir assuntos pendentes do Governo Regional para com a população da Madeira e do Porto Santo.

“Renovamos, também, a urgência destas matérias e a necessidade em que este debate ocorra na primeira semana de janeiro, até pelos constantes bloqueios a que temos vindo a assistir nesta Casa e pelo facto de já existirem plenários agendados para essas datas”, concluiu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.