[weglot_switcher]

Madeira vai beneficiar de financiamento europeu para implementar estratégia para o hidrogénio verde

O secretário regional da Economia disse que esse projeto vai permitir “alimentar os transportes coletivos de passageiros, através de fonte eólica em hidrogénio, que será armazenada em baterias”.
12 Abril 2023, 10h15

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, confirmou que a Região Autónoma da Madeira vai beneficiar de financiamento europeu para implementar uma estratégia para o hidrogénio verde, durante a abertura da conferência sobre ‘Gestão de Infra-estruturas & Criação de Comunidades de Energia’, promovida pela empresa FirstRule.

O governante referiu que esse projeto vai permitir “alimentar os transportes coletivos de passageiros, através de fonte eólica em hidrogénio, que será armazenada em baterias”.

O secretário da Economia explicou que essa estratégia tem como alicerce a legislação que o Governo vem preparando para o sector da energia, e que vai contribuir para que a região atinja as metas a que se comprometeu, como por exemplo os 50% de produção de energia renovável até 2025, e a redução dos gases de efeito de estufa.

O governante destacou os vários programas que o executivo madeirense tem promovido para incentivar a produção de energia para autoconsumo, referindo que já existem 1.300 candidaturas aprovadas, permitindo às empresas uma redução da fatura energética, com uma capacidade instalada de 10 megawatts.

Rui Barreto salientou o investimento que o executivo regional tem feito ao nível da sustentabilidade ambiental, como os programas de incentivo à aquisição de veículos elétricos e abate de viaturas (PRIME-RAM e PRIAV-RAM), e o programa de incentivo à aquisição de equipamentos para produção de energia renovável (PRIPAER-RAM).

No que diz respeito à reprogramação dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Rui Barreto referiu que o Governo Regional já sinalizou a sua intenção de conseguir “um reforço de 14 milhões de euros para a descarbonização dos transportes terrestres e mais três milhões de euros para criar eficiência em edifícios públicos e privados”.

O governante disse também que a Região vai beneficiar de mais 1,5 milhões de euros do Fundo Ambiental para criar as comunidades de energia renovável, acrescentando que essa experiência pode ser feita com a Madeira Parques Empresariais.

Rui Barreto elogiou o trabalho feito pela FirstRule salientando que esta empresa, em conjunto com várias entidades públicas da Região, prepara-se para lançar um projeto pioneiro de criação da primeira comunidade de energia renovável.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.